Liverpool: uma goleada para o top-3 e os números que impressionam o futebol europeu

Liverpool: uma goleada para o top-3 e os números que impressionam o futebol europeu

O FC Porto foi a mais recente vítima do ataque do Liverpool.

Golear uma equipa no mundo do futebol não é uma tarefa fácil, mas o Liverpool versão 2017/18 tem revelado uma apetência quase natural para marcar golos aos adversários. A vitória sobre o FC Porto por 5-0 foi mais um desses exemplos e constituiu a terceira maior goleada da equipa orientada por Jurgen Klopp na Champions.

Donos do melhor ataque da Liga dos Campeões, os "reds" já levam 28 golos marcados em apenas sete jogos oficiais - se contarmos com os dois jogos do play-off, frente ao Hoffenheim, os números sobem para 34 golos em nove desafios - e foram protagonistas de dois resultados incomuns na alta-roda do futebol europeu: um triunfo por 7-0 na visita ao terreno do Maribor e uma vitória pelo mesmo resultado, em casa, frente ao Spartak Moscovo.

Na Premier League, a equipa de Anfield Road não é quem mais dispara remates certeiros - os reds têm 61 golos, enquanto o líder destacado Manchester City já chegou aos 79 -, mas continua a demonstrar uma veia goleadora digna de registo. Em 27 jogos, os comandados de Jurgen Klopp já marcaram quatro ou mais golos em seis ocasiões, fruto de vitórias por 5-0 na receção ao Swansea, 4-0 frente ao Arsenal (casa), 4-0 na visita a Bournemouth, 5-1 em Brighton, 4-1 diante do West Ham (fora) e ainda do frenético jogo com o Manchester City, em Anfield Road, que terminou com o triunfo do Liverpool por 4-3.

A goleada no Dragão entra também para a história das equipas inglesas, dado que se trata do maior triunfo de uma formação daquele país em território português - o conjunto da cidade dos Beatles suplantou a vitória do Manchester United na visita ao Benfica em 1966. Olhando para o conjunto de resultados das equipas portuguesas, a derrota do FC Porto iguala ainda o desaire do Sporting frente ao Bayern em 2008/09 como a pior de sempre de uma formação de Portugal em fases a eliminar da Champions.