Benfica dá o exemplo: o dia em que tombou o campeão europeu

Benfica dá o exemplo: o dia em que tombou o campeão europeu

Liverpool tem um histórico globalmente positivo frente a conjuntos portugueses, mas, em 2005/2006, caiu perante o Benfica nos oitavos de final da Liga dos Campeões.

Além de já ter superado o FC Porto, o Liverpool tem um histórico globalmente positivo frente a conjuntos portugueses, mas, em 2005/2006, caiu perante o Benfica nos oitavos de final da Liga dos Campeões, numa altura em que era o campeão europeu em título.

A formação encarnada venceu na Luz por 1-0, com um tento perto do final do brasileiro Luisão e, depois, ganhou em Anfield Road por 2-0, com tentos de Simão Sabrosa e do italiano Fabrizio Miccoli.

O Liverpool era, então, o detentor da Liga dos Campeões, após a memorável vitória em 2004/2005, numa final em que superou os italianos do Milan no desempate por penáltis (3-2), após recuperar de uma desvantagem de 3-0, ao intervalo.

Na Liga Europa, há o exemplo do Braga, que eliminou o Liverpool nos oitavos de final da Liga Europa de 2010/11, época em que chegou à final, perdida para o FC Porto. Os minhotos venceram em casa por 1-0 e seguraram o nulo fora de portas.

A formação da cidade dos Beatles foi campeã da Europa há 13 anos, mas continua há muito estacionada nos 18 títulos ingleses, que já foram recorde: não vencem o campeonato inglês desde 1989/90, seca para manter em 2017/18.