Mourinho faz história: cinco finais europeias com quatro clubes

Mourinho faz história: cinco finais europeias com quatro clubes
Redacção

Tópicos

Treinador português esteve na primeira final europeia ainda como adjunto de Bobby Robson, no Barcelona de 96/97. Como chefe de equipa, são já cinco, depois da qualificação da Roma para a final da Conference League.

A vitória da Roma (1-0) sobre o Leicester, esta quinta-feira, na segunda mão da meia-final da Conference League, valeu a José Mourinho, 59 anos, a garantia da quinta final europeia. O "special one" tornou-se o primeiro treinador a chegar a finais europeias com quatro clubes diferentes: FC Porto (Taça UEFA e Liga dos Campeões, em 2003 e 2004, respetivamente), Inter de Milão (Liga dos Campeões, 2010), Manchester United (Liga Europa 2017) e Roma (Conference League, 2022).

A primeira presença de José Mourinho num final europeia foi ainda na condição de treinador-adjunto de Bobby Robson, no Barcelona: em 96/97, festejou com a equipa catalã a conquista da extinta Taça das Taças.
No capítulo dos títulos continentais, o treinador esteve ainda na discussão da Supertaça europeia, com o FC Porto (2004).