A palestra de Mourinho depois de perder 5-0

A palestra de Mourinho depois de perder 5-0

Jogadores do Real Madrid ficaram impressionados com o discurso motivador de José Mourinho depois da goleada sofrida em Camp Nou.

Jerzy Dudek, guarda-redes polaco que fazia parte do plantel do Real Madrid na primeira época em que José Mourinho treinou o clube (2010/11), conta no seu livro "Under Pressure" (Sob Pressão) a palestra dada por José Mourinho logo após a derrota por 5-0 no terreno do Barcelona.

Leia aqui o discurso que, na altura, muito impressionou os jogadores merengues, que ficariam em segundo nessa temporada, sagrando-se campeões espanhóis na seguinte.

"5-0. Conseguem acreditar? O Barcelona derrotou-nos por 5-0. Foi um massacre. Depois do jogo, o nosso balneário estava um caos. Uns estavam a chorar, alguns a discutir e outros não tiravam os olhos do chão. Depois, José Mourinho entrou no balneário. Ele sabia que tudo tinha sido muito mau. Olhou para nós e disse:

'Eu sei que dói. Muito. Para muitos de vós, isto pode parecer a maior derrota das vossas vidas. Mas é só o início. Eles agora estão contentes, como se já tivessem ganho o campeonato. Mas apenas ganharam um jogo. Há ainda um longo caminho a percorrer para vencer o título. Amanhã, vocês estão livres. Mas não vão ficar em casa. Quero que vão ter com as vossas mulheres, filhos ou amigos e que vão dar um passeio pela cidade. Quero que demonstrem às outras pessoas que estão a saber lidar com isto. Talvez ouçam coisas más pelo caminho, mas não se escondam. Mostrem a vossa coragem. E depois disso, vamos lutar pelo título.'

Eu pensei para mim: 'Caramba, isto faz sentido'. Todos olharam entre si e pensaram que isto tinha resultado. Nós acabámos por nos reerguer mais rápido do que qualquer pessoa pensava. Nesse momento, depois do que Mourinho disse, percebi a real importância do lado psicológico no Desporto. Como te pode fazer rapidamente vencer ou perder. E percebi também o quão inteligente e forte psicologicamente era Mourinho."