"Seleção mais forte do que em 2019? Pepe é o jogador que vale menos e é dos mais relevantes"

"Seleção mais forte do que em 2019? Pepe é o jogador que vale menos e é dos mais relevantes"

Fernando Santos em entrevista exclusiva à TVI.

Alguns jogadores apareceram com pior condição física? ""Se apareceram menos bem esconderam bem também. A forma como apareceram a treinar, com alegria, participação, muita entrega... Quando é assim, mesmo que haja cansaço não vais notar, a parte mental é fundamental."

Seleção mais forte do que em 2019? "Comparar seleções, se são melhores ou piores, é complicado. Queres comparar a nível de jogadores? Não acho que haja grande diferença entre 2016 e 2021, não acho isso. Tinhas juventude de enorme qualidade. Raphael Guerreiro, João Mário, André Gomes, Renato... Rafa... Tínhamos uma série de jogadores que tinham acabado de estar num final dos sub-21. Se formos só a olhar por aí... Nós esquecemos isso. Naquela altura Portugal tinha uma série de gente jovem que apareceu a jogar esse campeonato. William tinha estado nos sub-21. Eram jogadores de 22 e 23 anos. Depois outros jogadores enormes, Quaresma, Nani, Ricardo Carvalho, Bruno Alves. Falamos hoje como se o passado não existisse. Portugal tem tido grandes jogadores, quer eu quer os meus colegas acho que nos últimos anos temos feito um grande trabalho, até antes dos últimos 20. Se não tens grandes jogadores, se não fazes um grande trabalho, não podes ser um país que está constantemente apurado para fases finais."

Valor monetário da equipa: "Essas comparações... Acabo por perceber, percebo o que é, mas não percebo a lógica. Vejo muitas vezes referenciado o valor numérico da equipa. Não sei qual é o critério de análise. Vi numa primeira página de jornal que Portugal vale 800 milhões de euros. Quem olha e não estão tão a par, diz "Eia, Portugal deve ser dos maiores", e por acaso aparecem duas equipas no nosso grupo em que o valor é mais elevado. Se calhar vamos ter de fazer a equipa pelo valor... Mas depois fui ver e nessa lista o jogador que vale menos é o Pepe... Que é um dos mais relevantes, já foi em 2016 e vai ser agora seguramente, desejo que não tenha problema nenhum, porque vai ser um dos mais relevantes. Percebo estas análises, mas em futebol não funciona."