As contas de Portugal para seguir no Euro'2020. Confira as hipóteses

As contas de Portugal para seguir no Euro'2020. Confira as hipóteses

 foto EPA

A uma jornada do fim da fase de grupos do Euro'2020, Portugal é terceiro classificado no Grupo F. Perante a classificação e a faltar um jogo, que contas se podem fazer?

Um dado simples: se Portugal vencer a França na quarta-feira garante desde logo um lugar nos oitavos de final do Europeu de 2020. A única dúvida: se como primeiro ou segundo classificado, dependendo do que suceder no jogo da Alemanha com a Hungria, que também começa às 20h00.

Agora, as outras contas. E se a Seleção Nacional não derrotar a França? Vamos então aos cenários, sendo verdade que mesmo perdendo Portugal pode acabar nos oitavos de final como um dos melhores terceiros classificados, contas que Portugal pode fazer antes do pontapé de saída do último jogo.

Vejamos os cenários

Cenário simples: Portugal vence a França e segue para os oitavos de final como primeiro ou segundo classificado do grupo F. Mais simples, não há.

Cenário que exige contas: Portugal e França empatam. Pode bastar, porque esse ponto pode ser suficiente para Portugal ser segundo classificado no grupo F ou um dos quatro melhores terceiros classificados. Só com o decorrer dos jogos dos outros grupos, ao longo da semana, a Seleção Nacional saberá se o empate é suficiente.

Cenário mais complicado, mas possível: Portugal perde com a França. Mas, mesmo assim segue para os oitavos. Como? A Hungria não vencer a Alemanha. E depois fazer as contas e ver se Portugal é um dos quatro melhores terceiros classificados. Como em 2016.