As hipóteses de Portugal continuar no Euro'2020. Confira as contas atualizadas

As contas de Portugal para seguir no Euro'2020. Confira as contas atualizadas

 foto AFP

A uma jornada do fim da fase de grupos do Euro'2020, Portugal é terceiro classificado no Grupo F. Perante a classificação e a faltar um jogo, que contas se podem fazer? Eis as contas atualizadas depois do ponto final no grupo A com os jogos Itália-País de Gales e Suíça-Turquia

Um dado simples: se Portugal vencer a França na quarta-feira garante desde logo um lugar nos oitavos de final do Europeu de 2020. A única dúvida: se como primeiro ou segundo classificado, dependendo do que suceder no jogo da Alemanha com a Hungria, que também começa às 20h00.

Agora, as outras contas. Com os resultados verificados este domingo no Grupo A, Portugal passou a ter a certeza que um empate diante da França será suficiente para se apurar para os oitavos de final do Campeonato da Europa. Isto porque, se tal ocorrer, Portugal, na pior das hipóteses, ficará na terceira posição do Grupo F, com um saldo positivo de um golo, tal como neste momento se verifica,

Ora, no grupo A, a Itália bateu o País de Gales por 1-0 e a Suíça derrotou a Turquia por 3-1, o que deixou os suíços na terceira posição com quatro pontos, mas com saldo negativo de um golo.

Também relevante para estas contas é a classificação atual do Grupo C, liderado pela Holanda com seis pontos, seguindo-se Áustria (3-3 em golos) e Ucrânia (4-4 em golos) com três e, por fim, a Macedónia do Norte com zero. Isto significa que, neste grupo, pode haver um terceiro classificado com quatro pontos, mas com saldo nulo de golos.
Contas feitas, Portugal, com um empate e os tais quatro pontos com saldo positivo de um golo, termina sempre como um dos quatro melhores terceiros, uma vez que, pelo menos, terá sempre atrás de si os terceiros classificados do grupo A e do grupo C.

O ranking dos terceiros colocados atualizado após a conclusão do grupo C [atualização 21 de junho, 19h12]

O grupo C fechou as contas e a Ucrânia caiu para a luta dos terceiros classificados, tendo uma desvantagem de dois golos no desempate frente a Portugal. Se o terceiro classificado do grupo B, cuja última jornada se disputa às 20h00, termine com três pontos, uma derrota até poderia bastar a Portugal para seguir aos "oitavos". Isto, claro, se a Hungria não vencer a Alemanha.

Ranking dos melhores terceiros classificados:

1. Suíça 4 pontos/3 jogos (4 GM/5 GS; -1)
2. PORTUGAL 3/2 jogos (5/4; +1)
3. Finlândia, 3/2 (1/1; 0)
4. Ucrânia, 3/3 (4/5; -1)
5. Espanha, 2/2 (1/1; 0)
6. Croácia, 1/2 (1/2; -1)