Cristiano Ronaldo marca e iguala o melhor marcador de sempre

Cristiano Ronaldo marca e iguala o melhor marcador de sempre

Os 759 golos designados como registo oficial foram todos apontados em ligas e taças de caráter nacional, provas internacionais da UEFA e da FIFA, assim como em jogos da seleção "A" de Portugal.

Com 759 golos apontados em jogos oficiais de quatro clubes - o último dos quais este domingo, no Juventus-Sassuolo - e da seleção portuguesa, Cristiano Ronaldo está a um pequeno passo de se tornar no maior goleador da história do futebol.

Hoje, com o golo aos 91 minutos igualou o checo Josef Bican, que liderava a lista dos melhores marcadores de sempre, com um total de 759.

Bican jogou entre 1931 e 1955 e, apesar de não ser fácil encontrar todos os registos oficiais necessários para determinar a quantidade total de golos que apontou, várias pessoas e entidades (como o site "RSSSF", a que recorremos) dedicaram-se já a essa tarefa, pelo que podemos apontar o número citado como o mais fiel possível a uma realidade comparável à de Ronaldo.

Em relação ao CR7, os 759 golos designados como registo oficial foram todos apontados em ligas e taças de caráter nacional, provas internacionais da UEFA e da FIFA, assim como em jogos da seleção "A" de Portugal.

Não contam os marcados em jogos de preparação ou em torneios como a "International Cup", por exemplo. Ora esse foi também o critério utilizado para se chegar ao número 759 para o total de Bican. Ficam de fora os golos numa equipa de amadores e noutra de reservas, assim como em jogos ao serviço de seleções regionais, que têm sido utilizados pelas entidades que lhe têm atribuído um total de 805 golos.

Desde a passada segunda-feira, no entanto, começou a generalizar-se em vários jornais e sites mundiais que 759 é a quantia que merece ser comparada à atual de Cristiano Ronaldo, porque foi a obtida nos tais jogos oficiais de clubes em campeonatos e taças de caráter nacional, assim como em jogos de seleções "A". Todos os restantes ficam de fora, assim como acontece em relação ao CR7.