A geografia dos golos de Ronaldo: marcou a 40 seleções e fez hat trick em 12 países

A geografia dos golos de Ronaldo: marcou a 40 seleções e fez hat trick em 12 países

Capitão da Seleção Nacional voltou a bater recordes

Frente à Lituânia, Cristiano Ronaldo chegou aos 93 golos ao serviço de Portugal e acrescentou o 40.º nome à lista de seleções às quais marcou: Sérvia, Bósnia, Nova Zelândia, Espanha, Bélgica, Rússia, Cazaquistão, País de Gales, Letónia, Chipre, Azerbaijão, Dinamarca, Grécia, Suécia, Argentina, Polónia, República Checa, Panamá, Irão, Finlândia, Croácia, Gana, Marrocos, Equador, Islândia, Arábia Saudita, Andorra, Luxemburgo, Egito, Hungria, Irlanda do Norte, Holanda, Estónia, Suíça, Camarões, Ilhas Faroé, Arménia, Eslováquia, Coreia do Norte e Lituânia.

Entre jogos por clubes e seleção, o avançado da Juventus tem 54 hat tricks, distribuídos por 12 países: Portugal, Itália, Rússia, Espanha, Japão, Arménia, Suécia, Turquia, Irlanda do Norte, Holanda, Inglaterra e Lituânia.

Por outro lado, Cristiano Ronaldo é o segundo jogador da Seleção Nacional a fazer um póquer fora de portas. O outro tinha sido Nuno Gomes, em 2001, em Andorra. De resto, Ronaldo é o único com dois póquers com a camisola das quinas.

Cristiano Ronaldo marcou à Lituânia mais quatro golos ao serviço da Seleção Nacional e em dia de 160.ª internacionalização passou a somar 93 golos por Portugal. Oito desses remates certeiros foram nos últimos quatro encontros. Foi a segunda vez que fez um póquer e a oitava em que marcou três ou mais golos com a camisola das quinas.

O capitão conta agora 35 golos em jogos a contar para Europeus, incluindo os nove que fazem dele o melhor marcador das fases finais, em igualdade com o francês Michel Platini. No entanto, o avançado da Juventus tornou-se nesta terça-feira no melhor marcador em fases de apuramento para campeonatos da Europa, com 25 golos, mais dois que o irlandês Robbie Keane. Hakan Sukur (Turquia) fecha o pódio, com 20.

Ronaldo soma ainda três golos na Liga das Nações, 37 em Mundiais (sete na fase final), dois na Taça das Confederações e 17 em jogos particulares.

Na seleção principal de Portugal, Ronaldo já soma mais 46 golos do que Pauleta, segundo do ranking, e 52 face a Eusébio. A nível de todas as seleções mundiais, só perde para o iraniano Ali Daei, autor de 109. Faltam 16.