ZOOM - Diogo Dalot convence a crítica inglesa e recupera esperança aos fãs do United
O Homem do Jogo, no Onze da Semana de várias publicações e fazedores de opinião, em destaque nas várias crónicas e análises, Diogo Dalot é assunto "viral" no mundo digital, com inúmeras entradas e publicações. Fora os afetos dos adeptos, que em cada post garantem um futuro risonho, fomos passear por canais de informação tradicional para saber o que a crítica especializada comenta. E destacamos as palavras de um colega de equipa, o espanhol Juan Mata.
Corpo do artigo
Garth Crooks, analista de futebol da poderosa BBC, fechou a jornada 16 da Premier League com o seu habitual onze da semana. Incluiu o português Diogo Dalot numa seleção onde constam ainda nomes como Salah (Liverpool), Rashford (Manchester United), Torreira (Arsenal) e David Luiz (Chelsea).
1071897276728205313
No fundo, "passou a papel" o que muitos sentiram após a estrondosa exibição do ex-portista frente ao Fulham, goleado por 4-1 pelo Manchester United: "É um lateral que sabe cruzar uma bola e onde coloca-la com exatidão, ao mesmo tempo. Este garoto português, de 19 anos, pode ter sido um grande negócio. Está, definitivamente, na equipa certa. Só não tenho a certeza de que esteja com o treinador certo".
A "farpa" de Crooks a Mourinho levanta a dúvida sobre o sucesso vindouro de Dalot com o técnico português aos comandos dos "reds", mas esquece um um facto indesmentível: sem Mourinho, o United talvez não tivesse adquirido o passe de um jogador que, em abril passado, antes da concretização da transferência, se lesionou num joelho durante um treino, ainda ao serviço do FC Porto. O próprio Mourinho o disse, após a partida com o Fulham: "Que outro clube teria contratado Dalot lesionado?".
GOwYuqRdA2c
Dan O"Toole, do Manchester Evening News, por sua vez, abriu a manhã de hoje com a ideia de que "o Manchester United pode ter descoberto um novo plano de jogo" e encontra na opção por Dalot o principal dos argumentos para assim titular a sua análise.
"Romelu Lukaku [poderoso avançado belga] deve ter salivado com a presença de um lateral capaz de o municiar com uma série diversificada de cruzamentos", refere o jornalista, que apelida os certeiros passes de Dalot como "o pão com manteiga servido a um ponta-de-lança".
1072055432234057731
Segundo ele, "José Mourinho pode ter sido extemporâneo ao considerar que Dalot é o Gary Neville da próxima década", mas considera que "este jogador de 19 anos parece capaz de injetar uma explosão de vida numa equipa cuja maior deficiência tem sido a falta de vivacidade ofensiva". Isto é, "o que Dalot oferece pode transformar-se num ponto de viragem da linha ofensiva do United".
"O internacional sub-21 português revelou a sua tendência natural para se desembaraçar do primeiro adversário, levantar a cabeça e procurar servir de forma ameaçadora para a zona entre o guarda-redes e os pontas-de-lança", conclui.
Quem não lhe poupa elogios é o colega de equipa Juan Mata. Em entrevista aos meios do clube, o internacional espanhol refere que "o português está a começar a fazer nome em Old Trafford" e que "pode vir a ter o mundo a seus pés se conseguir evitar lesões graves". "É ainda muito novo e se tiver sorte - e espero que tenha - será um muito, muito bom jogador", concluiu.
José Diogo Dalot Teixeira, nascido em Braga, fará 20 anos em março. É uma das estrelas da semana na Premier League, a única das mais jovens entre estrelas de barba rija no campeonato inglês.
Dalot ainda só tinha jogado na segunda parte contra o Southampton, a 01 de dezembro, e os 90 minutos no empate com o Arsenal (2-2), no dia 5, o que aconteceu após segunda lesão contraída em setembro, depois da sua estreia em partida da Liga dos Campeões, frente aos suíços do Young Boys.
https://www.instagram.com/p/BrF-ot6HfyX/
No dia seguinte à partida que o fez cintilar, após ter sido foi considerado o Homem do Jogo e estar na maior parte das escolhas do onze da jornada, depois de muito post de adepto nas redes sociais, Diogo Dalot participou numa iniciativa da Fundação do Manchester United. E publicou no seu próprio Instagram a fotografia em cima, num dia em que disse ter uma "grande sensação ao colocar sorrisos nas caras das pessoas". O dele não engana.