Yaya Touré atira-se a Pep Guardiola e insinua racismo: "Sempre teve problemas com africanos"
Médio de 35 anos despediu-se do Manchester City ao fim de oito temporadas
Corpo do artigo
Yaya Touré, numa longa entrevista à France Football que vai ser publicada esta quarta-feira, deixou várias críticas a Pep Guardiola, que o orientou nas duas últimas temporadas do City.
O médio costa-marfinense não poupa o espanhol e fala em crueldade e até insinua problemas raciais. "Quero desfazer o mito Guardiola. Tentei percebê-lo, perguntei as minhas estatísticas aos preparadores físicos e dei-me conta que eram tão boas ou melhores, tanto nos treinos como nas partidas. Entendi que não era uma questão física. Não sei porquê, mas fiquei com a impressão de que me tomou por um rival. Como se lhe fizesse sombra. Foi cruel comigo. Seria possível fazer isso no Barcelona com Iniesta? Perguntei-me se não seria da minha cor. Não sou o primeiro a falar destas diferenças de tratamento. No Barça alguns fizeram essa pergunta também. Talvez nós, os africanos, não tenhamos sempre sido tratados da mesma forma que outros. Quando te dás conta que sempre teve problemas com africanos, por onde tem passado, isso levanta questões."
Touré deixa ainda um desafio a Guardiola no que envolve os jogadores africanos. "Ele finge não ter problemas com africanos, porque é demasiado inteligente para que se note; nunca o admirará, mas no dia em que faça uma equipa com cinco africanos prometo que lhe envio um bolo".