Seis jogadores do campeonato português em campo
Corpo do artigo
O cabo-verdiano Yannick Semedo, do Vizela, estreou-se nesta quinta-feira a marcar pela seleção dos tubarões azuis.
Cabo Verde venceu a seleção das Maurícias por 1-0, em jogo a contar para a 5ª jornada da fase de apuramento para o Mundial, com o jogador a fazer apenas o seu terceiro jogo oficial pela seleção do seu país.
O médio do Vizela cumpriu, assim, um dos momentos mais relevantes da sua carreira a nível sénior.
Em declarações no final do jogo, o médio considerou: “É um momento muito bonito na minha carreira. É algo que não vou esquecer, acima de tudo porque consegui ajudar a equipa com os três pontos. Há mais um jogo importante e vamos trabalhar até lá.”
Fabrício Garcia, Wagner Pina (anbos do Estoril), Vozinha (Chaves) e Tomás Arcanjo (V. Guimarães) também foram titulares por Cabo Verde. Jovane (Estrela da Amadora) entrou na segunda parte.
Cabo Verde lidera agora o grupo, com 10 pontos, mais um do que os Camarões, que na quarta-feira empatou 0-0 com Eswatini. Líbia (sete pontos) e Angola (seis), que se defrontam ainda hoje, também entram nas 'contas' do apuramento.
Os 54 países africanos, conforme o novo regulamento, foram divididos em nove grupos de seis seleções e os vencedores de cada poule classificam-se automaticamente para o Mundial de 2026.
Os quatro melhores segundos vão disputar um torneio que decide a equipa que vai representar África numa repescagem intercontinental, que poderá aumentar para 10 o número de países africanos no torneio a realizar no Canadá, nos Estados Unidos e no México.