Xavi, treinador do Barcelona, adversário do FC Porto: "O objetivo é claro..."
Declarações de Xavi Hernández, treinador do Barcelona, na antevisão ao encontro frente ao Antuérpia (terça-feira, 20h00) , do grupo do FC Porto na Liga dos Campeões
Corpo do artigo
Liga dos Campeões: "É fantástico estar de volta a esta competição. É altura de dar um passo em frente. No ano passado, estivemos bem nas competições nacionais, mas temos de dar um passo em frente. É o cenário perfeito. Chegamos [à Champions] num bom momento. É a competição que nos vai dar o passo para sermos competitivos. Precisamos dos adeptos. Queremos dar continuidade ao jogo de sábado".
Derrotas dos outros anos: "Hoje analisámos o Antuérpia. É importante saber que é a competição mais alta a nível europeu e os jogadores estão muito motivados, mas também não podemos ficar obcecados. Não podemos perder a nossa personalidade. No sábado viu-se uma equipa excelente, com momentos brilhantes e até onde podem ir. Quando Quando cheguei, não era suficiente. O ano passado deu-nos para competir, mas não por resultados, e este ano dá-nos para competir e para ter resultados. É a época onde queremos dar este salto."
Qual é o passo à frente? "O objetivo é claro: passar o grupo e como primeiro classificado. Depois falaremos."
Ao nível dos grandes: "No jogo e nos resultados. No ano passado, jogámos bem, mas os resultados não foram suficientes. Reforçámo-nos bem, mas temos de demonstrá-lo. Não se trata de palavras, mas sim de ações."
17043369
Pressão: "Tenho de provar o meu valor em todos os jogos. Todos nós temos uma pressão extraordinária, mas é bem-vinda. Gosto de desafios. Se não estivemos bem no ano passado, agora temos de melhorar."
Gestão do balneário: "Bendito problema ter muita gente em grande forma e a atuar a um bom nível. No outro dia, quatro dos nossos avançados marcaram. É difícil fazer o onze, mas eu digo sempre que quem começa é tão importante como quem entra mais tarde."
Fase de grupos: "No ano passado, tivemos muito azar no sorteio. Este ano parece mais fácil, mas amanhã [terça-feira] jogamos contra o campeão belga. É um teste para nós."
17043071
Entusiasmo: "Os jogadores estão muito entusiasmados com esta competição e isso vê-se nas caras deles. Que desfrutem, divirtam-se, trabalhem... vamos tentar que desfrutem como no sábado. Temos de dar continuidade ao que aconteceu tanto no relvado como nas bancadas."
Alguma euforia: "Agora é preciso acalmar um pouco esta euforia. Fizeram muitas coisas bem, mas corrigimos outras. Temos de provar [qualidade] a cada três dias."
Barcelona teve alguma perda de prestígio? "Não tenho essa sensação. Quando fui ao campo do Bayern, do Inter... notei respeito. Temos de conquistá-lo, claro, especialmente a nível mediático. No ano passado ganhámos LaLiga e agora temos há que dar um passo em frente nesta competição que não vencemos desde 2015. No mínimo temos de competir."