Xavi seguro no Barcelona: "Sinto-me apoiado pelo clube em todos os sentidos"
Xavi Hernández, treinador do Barcelona, fez a antevisão ao jogo caseiro com o FC Porto, agendado para as 20h00 de terça-feira e relativo à quinta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.
Corpo do artigo
Antevisão ao FC Porto: "Para nós, é um jogo muito importante, vital, temos as nossas intenções intactas para terminarmos no topo do grupo. Se ganharmos, garantimos o primeiro lugar depois de dois anos sem nos qualificarmos para os oitavos de final. Estamos ansiosos e com muita ilusão. Esperamos os nossos adeptos, precisamos deles mais do que nunca. Que seja uma noite mágica."
Alguns maus resultados recentes: "Há uma ligação entre o meu plano e o que os jogadores colocam em campo. Há dias e dias. Em Vallecas, fizemos um bom jogo, um jogo para ganhar. Falta-nos muita continuidade, como nos 60 minutos do 'El Clásico'. As pessoas estão satisfeitas com o plano e não há qualquer problema."
Apoio da Direção: "Sinto-me apoiado pelo clube em todos os sentidos. Falo diariamente com o presidente, que é o responsável do clube. Tenho total confiança com o Deco, somos amigos. Ambos sabem como trabalhamos e noto total confiança da parte deles."
Reação: "Há que dizer muitas coisas aos jogadores, também em termos de mentalidade. Temos de ir para os jogos desde o primeiro minuto, é isso que nos falta. Só reagimos quando há uma 'emergência', nos últimos minutos. Temos de reagir, faz parte do processo. Conhecemos o caminho, temos de competir e frente ao FC Porto pode ser um ponto de viragem. Temos a possibilidade de nos qualificarmos no quinto jogo como vencedores do grupo."
Aspetos a melhorar: "O diagnóstico é claro, é sempre claro, e nós transmitimo-lo aos jogadores. Falhámos na pressão alta, na intensidade, na mentalidade. Há muitas coisas. Mas acredito firmemente que vamos voltar a jogar bem e a conseguir resultados positivos, caso contrário não estaria aqui."
Pressão: "Os resultados vão determinar o futuro da época. Daqui a um mês, chega a Supertaça e dir-se-á a mesma coisa. É o Barça e a pressão de estar aqui. Não muda nada, é preciso planear bem os jogos e fazer com que os jogadores se sintam bem. Temos muito em jogo porque é um desafio muito importante para a prova milionária."
Arbitragem na LaLiga: "É evidente que estaríamos mais tranquilos se não estivéssemos a quatro pontos do líder, com o Girona ainda por jogar. Não tivemos sorte com a arbitragem, mas isso não é desculpa. Temos de jogar melhor. Mas também fomos prejudicados por erros de arbitragem. Até agora não tivemos sorte."