O treinador do Barcelona recusar atirar a toalha ao chão na Liga espanhola, apesar de estar oito pontos do líder Real Madrid
Corpo do artigo
Xavi, treinador do Barcelona, recusou esta quinta-feira estar a pensar no jogo da segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, frente ao Nápoles, que terá na próxima semana, garantindo que ainda não atirou a toalha ao chão na LaLiga, apesar de estar a oito pontos do líder Real Madrid.
“Ainda temos a LaLiga. Não atiramos a toalha ao chão, vamos tentar até ao final. A equipa está bem, mas sabemos que perdemos uma grande oportunidade [para reduzir a distância para os madrilenos na última jornada, depois de terem empatado 0-0 em Bilbau]. Podemos meter pressão amanhã no Girona”, começou por salientar, em conferência de imprensa, dizendo-se totalmente focado na receção que fará ao Maiorca na sexta-feira (20h00), na 28.ª jornada do campeonato.
“Real Madrid? Se têm 34 remates contra nós, o normal é que percamos. Cada jogo é diferente e temos perdido ou empatado quando devíamos ganhar. Mas não ganha sempre o melhor ou aquele que tem mais mérito. Isso faz parte da grandeza do futebol. Mas a nossa mensagem é que [a LaLiga] não está perdida. Temos outra oportunidade para superar o Girona e de nos colocarmos a cinco pontos do Real Madrid. Temos de fazer pressão e não podemos pensar na Champions, a LaLiga não está perdida”, reforçou.
O treinador catalão deixou ainda grandes elogios ao Maiorca, que apesar de estar a fazer um campeonato sem grandes surpresas - é 15.º classificado, com seis pontos de vantagem sobre a zona de despromoção - garantiu a passagem à final da Taça do Rei, após vencer a Real Sociedad nos penáltis (2-1) nas meias-finais.
“O futebol está equilibrado porque existe mais nível técnico e tático. As pessoas estão mais preparadas, o Maiorca iguala-te no um para um e isso antes não acontecia. Tens que melhorar muitas facetas para ganhar, o que é muito difícil. O Maiorca ganhou a equipas grandes e é competitivo. Está mais equilibrado do que na minha etapa de jogador”, considerou.
O Barcelona segue na terceira posição da LaLiga, com 55 pontos, menos um do que o Girona (segundo, com 56) e a oito do líder Real Madrid (66).