"Xabi Alonso no lugar de Klopp? Ele parece ser a novidade mais brilhante..."
Elogio de Jamie Carragher, antigo colega de equipa do atual treinador do Bayer Leverkusen no Liverpool
Corpo do artigo
Mal Jurgen Klopp anunciou que iria deixar o Liverpool no final da época, a imprensa inglesa virou os holofotes para Xabi Alonso, que foi imediatamente apontado como o favorito à sucessão do técnico alemão em Anfield, onde teve uma passagem de grande sucesso enquanto jogador.
Jamie Carragher, antigo central dos reds, partilhou balneário nessa altura com o atual treinador do Bayer Leverkusen, que lidera a Bundesliga à 18.ª jornada, com mais quatro pontos do que o Bayern, e não deixou de salientar o “respeito” que Alonso ainda guarda no clube inglês.
"Penso que, neste momento, se olharmos para a Premier League e para a Europa e pensarmos em quem se enquadra no Liverpool, não há dúvida de que não podemos deixar de falar de Xabi Alonso, um antigo colega de equipa meu. Isso é porque ele é muito respeitado no Liverpool pelo que fez como jogador, porque ganhou a Liga dos Campeões, teve sempre muita classe e ganhou o Campeonato do Mundo”, começou por salientar, em direto para a Sky Sports.
"Pensem nos treinadores com quem trabalhou, Rafa Benítez no Liverpool, José Mourinho, Carlo Ancelotti, e todas estas grandes figuras. E, neste momento, com o trabalho que está a fazer no Bayer Leverkusen, quase parece ser a novidade mais brilhante do futebol europeu, não há dúvida disso”, acrescentou.
Ainda assim, Carragher também apontou outro nome que já se encontra a treinar na Premier League e que também veria com bons olhos em Anfield.
“O outro [candidato] que vejo é Roberto De Zerbi, que fez um trabalho fantástico no Brighton. O que também se destaca neles, e que sempre se destacou em Jurgen Klopp, foi o facto de ter sido sempre bem-sucedido sem estar nas equipas que mais gastam. Veja-se o que Xabi Alonso está a fazer no Bayer Leverkusen, competindo com o Bayern, e o que De Zerbi está a fazer ao tentar competir com outras equipas de topo da Liga, e tem-se saído muito bem, especialmente na época passada”, elogiou.
“Mas eu diria que o favorito seria certamente Xabi Alonso, pelo trabalho que está a fazer no Bayer Leverkusen, que continua a ser a única equipa invicta na Europa em todas as competições. Ainda há um longo caminho a percorrer, mas eles estão numa ótima posição. Penso que, pelo que conseguiu, pelos treinadores com quem jogou e pelo início da sua carreira de treinador, é certamente o favorito”, concluiu.
Recorde-se que, na sua carreira de jogador, Xabi Alonso somou 210 partidas ao serviço do Liverpool entre 2004 e 2009, conquistando uma Liga dos Campeões, uma Taça de Inglaterra e uma Supertaça Europeia.