Antevisão do selecionador nacional sobre o encontro deste domingo frente a Espanha para a final da Liga das Nações
Corpo do artigo
Vitinha, Chico Conceição e Nélson Semedo foram imprescindíveis. Vão entrar de início? "Não é uma avaliação correta. O onze inicial teve um desempenho fantástico de controlar o jogo e os três jogadores que entraram depois dão aquilo que queríamos - chegar ao último terço. Fizemos jogo muito bom, do primeiro ao último minuto, mas diferentes, de controlo. Temos que utilizar jogadores do jogo inicial e os que entram depois."
Elogios de Ronaldo: "Acho que é o capitão a mostrar que quer jogar amanhã [risos]. Agora falando a sério, adoro a fome do Cristiano. É jogador que já ganhou tudo e começa tudo do zero. Ter jogadores como o Rodrigo Mora chegarem no balneário e jogarem com o Cristiano é uma prenda. Espero que amanhã seja memória boa para nós."
Família e amigos apoiam Portugal? "Os amigos não podem perder, ganhe quem ganhar é uma vitória. Adoram a seleção de Espanha e agora a de Portugal. Mas se estou aqui foi porque o meu pai foi influenciou e isso é mais forte."
O onze contra a Alemanha foi surpresa. Está a preparar mais alguma para travar Lamine Yamal? "Já conhecem como gosto de trabalhar e a decisão do onze é feita depois do último treino. Há muito a decidir a sentir durante o último treino. Acredito em todos os jogadores e isso é uma vantagem. É importante que amanhã a nossa reação à perda seja perfeita. A Espanha em transições rápidas é a melhor do mundo, mas nós podemos controlar com bola como fizemos contra a Alemanha. Temos que mostrar a mesma personalidade, reagir rápido e defender bem."
Como se controla a ansiedade? "Não há. Pelo contrário. A ansiedade acontece quando se perde, aqui temos oportunidade de fazer história. É o décimo jogo de uma competição que é o formato mais exigente do futebol mundial. Não é só um torneio, é também uma liga dentro do futebol e seleções e estamos onde queremos estar. O ambiente no hotel é muito bom. Agora temos mais um membro na família a seleção, os parabéns ao Gonçalo Ramos e à Margarida pela chegada do Bernardo. Estamos muito felizes e temos mais um treino para preparar até à final."