Varane recorda "boca" de Mourinho no Real Madrid: "Porque é que és inútil?"
Antigo central francês foi contratado pelo treinador português na sua passagem pelos "merengues", em 2011
Corpo do artigo
Raphael Varane recordou esta quarta-feira a forma como deu entrada no Real Madrid em 2011, tendo sido contratado ao Lens, com 19 anos, numa altura em que o gigante espanhol era treinado por José Mourinho.
Em direto para o canal de Youtube “The Bridge” e na companhia do compatriota Aurélien Tchouaméni, que alinha nos “merengues”, o ex-central francês, de 31 anos, mostrou-se agradecido pela forma como o técnico português, atualmente no Fenerbahçe, geriu a sua adaptação a uma realidade bem mais exigente.
“Só lhe posso estar agradecido, porque se é Zizou [Zinédine Zidane] que me liga, ele é quem depois me vai buscar. Quando cheguei, ele disse: ‘Só quero uma coisa: que durante uma hora e meia dês tudo a cada dia. De resto, não te preocupes, vais melhorar, eu encargo-me disso. Relaxa’”, começou por contar, recordando uma altura em que tinha de competir com Pepe e Sergio Ramos por uma vaga na defesa madridista.
“Na primeira temporada, fiz 15 jogos no total, mas eram jogos em que já estávamos qualificados e os de Taça. Isso ajudou-me a progredir pouco a pouco e não me atirou diretamente para a piscina. Tive uma boa primeira temporada, mas depois esperava-se mais de mim. Por isso, passei-me um pouco e não me sentia confortável. Não me sentia bem”, admitiu, referindo que esse mal-estar não passou despercebido ao “Special One”, que tratou de resolver o problema à sua maneira.
“Um dia, no princípio da época [seguinte], ele chamou-me, apesar de que a equipa não tinha começado muito bem. Lembro-me bem, foi no ginásio. Ele é alguém que respeito muito, porque é carismático e disse-me diretamente: ‘Mas porque é que és inútil?’ Eu olhei para ele surpreendido, porque picou-me realmente. Eu disse-lhe que não era fácil porque não jogava e que era um início de época complicado. Ele mandou-me uma boca e depois perguntou se estava pronto para jogar na quarta-feira seguinte”, explicou.
Nesse jogo seguinte, em que o Real Madrid defrontou o Manchester City na Liga dos Campeões, Varane foi titular à frente de Sergio Ramos.
“Se me enganasse, acabava tudo. Tudo o que ia acontecer depois já não existia, eles ter-me-iam emprestado. Fiz o jogo, tinha cãibras por toda a parte, mas fiz uma boa exibição. Depois, recuperei e a temporada voltou a começar como estava previsto. Na segunda metade da época, tive a melhor metade da minha carreira. Ele fez-me voltar a jogar e é o tipo de treinador que te empurra para retirar o melhor de ti”, enalteceu, recordando uma temporada 2012/13 em que totalizou 33 partidas.
Varane acabaria por representar o Real Madrid com grande sucesso entre 2011 e 2021, conquistando vários títulos, incluindo quatro Ligas dos Campeões, três LaLigas e uma Taça do Rei. Também se sagrou campeão mundial por França em 2018 e ainda jogou no Manchester United e no Como antes de terminar a carreira devido a problemas físicos, nesta temporada.