Marco Van Basten acredita que o futebol precisa de se adaptar aos dias que correm e que devia ponderar a alteração de algumas regras para que continue a ser um jogo atrativo.
Corpo do artigo
O antigo avançado da Holanda acredita que as regras deviam ser alteradas para que o futebol continue a ser um desporto atrativo. Em entrevista dada à imprensa holandesa, Van Basten destaca a abolição da regra do fora de jogo e a inclusão do vídeo para que haja menos perdas de tempo.
"Há muita perda de tempo no jogo." lamentou o adjunto da seleção holandesa. "Precisamos de regras novas para que isso desapareça. Comecem a dar cartão vermelho ao jogador que demora tempo para ser substituído. O ritmo de jogo tem que permanecer elevado."
"O futebol deve ser intenso, justo e atrativo. Eu acredito que o maior desafio é apurarmos quais regras é que nós precisamos mesmo. Reparem o quanto o futebol se desenvolveu. O futebol moderno é como o andebol. Vemos 11 jogadores a defender no limite da área."
"E podemos muito bem vermo-nos livres da regra do fora de jogo." atirou o ex-avançado. "A regra é muito complicada e leva sempre a imensa discussão. Os jogadores iam-se habituar rapidamente. O futebol mudou tal como a vida muda. O futebol era um bocado mais divertido há 50 anos mas agora é um negócio. Há muito dinheiro envolvido."
"Eu espero que o vídeo seja introduzido antes do Mundial de 2018. O vídeo deve ser o foco para as coisas mais importantes, como golos, penáltis e cartões vermelhos. Vão acontecer sempre erros mas haverá sempre lugar para se melhorar."