Um português a brilhar em Espanha: o futuro e o alegado interesse do Benfica
ENTREVISTA, PARTE I - Rui Silva, guarda-redes do Granada admite que atravessa um grande momento na carreira, mas não quer ficar por aqui. Em entrevista a O JOGO garante que Portugal tem condições para ganhar o Europeu.
Corpo do artigo
É uma das figuras do Granada, um dos principais responsáveis pela época ímpar que a equipa está a realizar, com impacto europeu, e viu certificado o seu valor com a chamada à Seleção. De saída do emblema espanhol, Rui Silva reconhece a importância que teve no seu crescimento e, sem falsos constrangimentos, garante que tem como objetivo estar no próximo Europeu.
iscreto em relação ao futuro, não confirma ainda a sua transferência para o Bétis. O Granada, de resto, já confirmou que o jogador não fica no clube na próxima época
É titular indiscutível do Granada, chegou aos "quartos" da Liga Europa e foi chamado à Seleção Nacional. Este é o melhor momento da sua carreira?
-Tenho feito um percurso fantástico no Granada, estou orgulhoso do que fiz aqui. Cheguei aqui com 22 anos. Nessa altura, estava com muita expetativa, muita ambição, com o objetivo de fazer parte da história do clube. No início as coisas não me correram da melhor maneira e acabei por ficar um ano e meio praticamente sem jogar. Depois, descemos de divisão e, no ano seguinte, também não subimos. Quando me foi dada chance de ser titular indiscutível, acabei por agarrar a oportunidade. Mais tarde o clube teve um crescimento inacreditável e em pouco tempo conseguimos este feito histórico que foi chegar às quartos de final da Liga Europa. Admito que atravesso um grande momento, mas este não é o meu limite. Ainda posso e quero chegar mais longe.
Na Liga Europa, o Granada atingiu um patamar elevado. Estavam à espera de crescer tanto num curto espaço de tempo?
-Nada acontece por acaso. Fizemos uma campanha fantástica, foi uma estreia a nível europeu espetacular. Tivemos de passar três eliminatórias para entrar na fase de grupos, depois tivemos que ultrapassar adversários complicados, com história a nível europeu. Mais tarde, eliminámos uma equipa habituada à Champions, o Nápoles. Saímos de cabeça erguida contra outro gigante europeu, o Manchester United.
Por falar em Liga Europa. Esteve quase a defender o penálti de Bruno Fernandes contra o United. O que se passou para não sacudir a bola quando parecia ter o lance controlado?
-Foi por um triz. Fui infeliz, adivinhei o lado, o que já é complicado pois o Bruno é um exímio marcador deste tipo de lances, mas a bola ressaltou um pouco no chão e foi o suficiente para entrar.
Falou com Bruno Fernandes no final do desafio sobre o penálti?
-Trocámos umas palavras no final do jogo e ele concordou que estive muito perto de defender a grande penalidade.
Já se sabe que não fica no Granada na próxima época. Como vai ser o seu futuro?
-É certo que não vou seguir no Granada na próxima época. O objetivo é terminar bem a liga. Quero dignificar até ao fim a camisola do clube que me deu muito e para o qual eu também tenho contribuído para o seu sucesso. Quero que se recordem de mim por boas razões.
Na próxima época jogará no Bétis. Era o desafio que precisava nesta fase da sua carreira?
-Não há nada oficial. Sou jogador do Granada, tenho contrato com o clube e a seu tempo veremos o futuro.
Também se falou no Manchester United?
-Sinceramente, não sei de nada. Não faço a menor ideia.
Quando decidiu abraçar o projeto do Granada tinha outras hipóteses em carteira. Porque é que optou pela liga espanhola?
-Esta é uma das melhores ligas do Mundo, tem também alguns dos melhores jogadores do Mundo e é um país parecido com Portugal. Esses fatores pesaram na minha escolha
Mas o que tem a liga espanhola de especial?
-As equipas, de um modo geral, têm muita qualidade. A mentalidade é outra, existe o respeito pelo jogador. Trata-se de uma liga competitiva. Tal como acontece na Premier League, o último pode ganhar ao primeiro ou segundo. No entanto, não descarto jogar noutras ligas no futuro.
Antes de sair para Espanha, é verdade que o Benfica tentou a sua contratação?
-Se tentou nunca soube. Fui associado a muitos clubes, mas foi sempre tudo através da Imprensa e nada de concreto. Os meus empresários nunca me disseram nada. E nem mesmo desde que estou em Espanha houve qualquer contacto com clubes portugueses.