Medida visa combater a Superliga Europeia e uma das medidas é passar os jogos da Champions para o fim de semana
Corpo do artigo
A UEFA tem um plano de emergência para combater a Superliga Europeia. De acordo com o jornal As, o organismo que tutela o futebol europeu está a estudar mudar os jogos da Liga dos Campeões para o fim de semana, deixando as terças e quartas-feiras livres para as competições nacionais. Porém, as principais ligas europeias - Premier League, La Liga, Serie A e Bundesliga - já se manifestaram contra esta possibilidade colocada pela UEFA, tendo já dito à organização que se recusam a abdicar dos fins de semana para disputar a prova milionária.
A situação, refira-se, até já chegou à FIFA, tendo Gianni Infantino dado a entender que os jogadores que participem na Superliga Europeia - competição da qual só farão parte as melhores equipas de França, Inglaterra, Espanha, Itália e Alemanha - poderão ser banidos. "Ou estão dentro, ou estão fora", atirou o presidente da FIFA esta semana, referindo-se a competições como o Campeonato do Mundo, o Europeu e até mesmo campeonatos nacionais.
Ainda de acordo com a publicação espanhola, uma decisão será formalmente tomada a 3 de dezembro, sendo que nesta reunião do Comité Executivo da UEFA decidir-se-á também o uso do VAR e se haverá luz verde para uma possível terceira competição continental de clubes, que elevaria para 96 o número de equipas participantes nos torneios europeus.