Atual pacote, negociado em 2024 termina em 2027 e rendeu cerca de 3,3 mil milhões de euros. Plataformas de streaming nos planos; formato das três provas vai manter-se
Corpo do artigo
Leia também Sporting avança com uma participação disciplinar contra André Villas-Boas
A próxima negociação de direitos televisivos das competições europeias deverá render, no mínimo, cinco mil milhões de euros. Essa é a expectativa da UEFA, proprietária dos direitos de Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência, cujos contratos de transmissões terminam em 2027, tendo rendido cerca de 3,3 mil milhões de euros.
O organismo europeu admite negociar o próximo pacote pelo dobro do tempo - seis anos -, tendo na mira a entrada em cena das plataformas de streaming, como Amazon, Disney ou Netflix, que poderiam transmitir um jogo "grande" por jornada, pelo menos nas primeiras rondas das competições. Além disso, na nova negociação, a UEFA admite abrir a negociação a múltiplos mercados, ou seja, os compradores não estarão limitados aos jogos do respetivo país ou equipas.
Atualmente, cerca de 75% das receitas com direitos televisivos vão para clubes participantes na Champions, 17% para os da Liga Europa e 8% para a mais nova competição, a Liga Conferência.
O formato das três competições, com uma fase de liga de 36 clubes, irá manter-se.
