O antigo futebolista inglês vai receber o Prémio Presidente da UEFA
Corpo do artigo
Todos os anos, desde 1998, a UEFA distingue uma personalidade ligada ao futebol, esteja ou não ainda em atividade, através do Prémio Presidente da UEFA.
Este ano, Aleksander Ceferin, presidente do organismo que tutela o futebol europeu escolheu David Beckham, "um verdadeiro ícone futebolístico da sua geração".
"Escolhi David Beckham como o contemplado porque tem sido um embaixador global do futebol, promovendo a modalidade e os seus valores pelo Mundo. Os seus esforços humanitários incansáveis, que ajudaram a vida de inúmeras crianças, também devem ser elogiados", sustentou Ceferin.
Beckham participou em 762 jogos entre clubes e a seleção inglesa, com 130 golos marcados, de acordo com a contagem da UEFA. Passou pelo Manchester United, Real Madrid, LA Galaxy, Milan e PSG, onde encerrou a carreira, em 2012/13.
"Durante a minha carreira dei sempre 100 por cento e tentei respeitar ao máximo valores como o trabalho de equipa e o fair-play, por isso estou orgulhoso por juntar-me à ilustre lista de jogadores que já foram distinguidos com este prémio", afirmou o antigo internacional inglês, que vai receber o prémio no Mónaco.
Na lista de antigos galardoados estão nomes como Bobby Robson, Paolo Maldini, Di Stéfano, Eusébio ou Cruyff.