UEFA contra jogos de ligas europeias nos EUA: "Os adeptos não podem viajar..."
Possibilidade de um jogo da liga espanhola ou italiana realizar-se fora da Europa não provoca entusiasmo na UEFA, pelo contrário
Corpo do artigo
Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, reagiu esta quinta-feira com desagrado à possibilidade de jogos da liga espanhola ou italiana virem a ser disputados fora desses países.
Depois de a Federação Espanhola de Futebol (RFEF) ter aprovado que o encontro Villarreal-Barcelona, da 17.ª jornada da LaLiga, agendado para 20 de dezembro, seja realizado no Hard Rock Stadium, em Miami, nos Estados Unidos, Ceferin admitiu ter recursos jurídicos limitados para combater este tipo de iniciativas, mas apontou para um debate sério em breve sobre o tema.
“Abriremos esta discussão também com a FIFA e com todas as federações, porque não creio que seja algo bom. Se for uma exceção, boa. Se houver uma razão, boa. Mas, por uma questão de princípio, as equipas europeias deveriam jogar na Europa, porque os adeptos que os animam vivem na Europa. É uma grande tradição”, apontou, em declarações ao site “Politico”.
“Não estamos contentes, mas por muito que tenhamos analisado legalmente, não temos muita margem se as federações estão de acordo. Creio que, no futuro, teremos de debater isto muito seriamente, porque o futebol deveria jogar-se na Europa e os adeptos deveriam vê-lo em casa. Não podem viajar à Austrália nem aos Estados Unidos para ver as suas equipas”, reforçou Ceferin.