Clube espanhol apurou-se para a Liga Conferência, mas acabou por ser banido. O Athletic Bilbau deverá ficar com a vaga.
Corpo do artigo
O Comité de Recursos da UEFA anunciou esta terça-feira que o Osasuna vai mesmo ficar de fora das competições europeias em 2023/24. O clube de Pamplona apurou-se para a Liga Conferência, mas uma sentença do Supremo Tribunal espanhol, que puniu a Direção do clube por corrupção desportiva em 2014, colocou esse cenário em causa e agora verificou-se a exclusão.
O Osasuna recorreu da decisão, mas o recurso foi rejeitado, pelo que deverá mesmo ficar de fora da competição referida. Ainda assim, vai recorrer ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), por considerar-se vítima de uma grave violação de seus direitos.
Para o Osasuna, os membros do comité "não levaram em conta as denúncias apresentadas" pelo clube de Pamplona na passada sexta-feira e reafirmaram o parecer inicial dos inspetores do Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA.
A concluir, o Osasuna promete continuar a utilizar "todos os instrumentos legais ao seu dispor para enfrentar a UEFA e pôr fim ao que considera uma grave violação dos seus direitos".
No entendimento do Osasuna, a mensagem transmitida pela UEFA é, sem dúvida, contraproducente para o futebol e para os clubes, os quais, perante o risco de serem sancionados pelo órgão máximo do futebol europeu, "optam agora por não atacar de frente a corrupção no mundo do futebol.
O clube de Pamplona aponta ainda o dedo sobre o que está a acontecer "ao silêncio dos principais órgãos do futebol espanhol, incluindo a Real Federação Espanhola (RFEF)".
O Athletic Bilbau deverá agora assumir a vaga, visto ter terminado a LaLiga no oitavo lugar.