UEFA anuncia alterações nas substituições e no uso de aparelhos eletrónicos
Novas regras entram em vigor já nas provas europeias de 2018/19.
Corpo do artigo
A UEFA anunciou esta quinta-feira um conjunto de alterações às normas do jogo que entrarão em vigor nas competições europeias já na nova temporada.
As mudanças, refere o organismo, já foram aprovadas pelo IFAB e dizem respeito ao número de substituições por jogo, número de suplentes registados na ficha de jogo e utilização de aparelhos eletrónicos na zona técnica.
A partir de agora, as equipas participantes nas principais provas da UEFA, incluindo Liga dos Campeões, Liga Europa e Supertaça Europeia, poderão efetuar uma quarta alteração caso um jogo vá a prolongamento. No tempo regulamentar, mantém-se a norma das três substituições. A mudança também será aplicada na Liga das Nações, nova prova de seleções organizada pelo organismo que tutela o futebol europeu.
Em termos do número de jogadores no banco, uma equipa passa a poder contar com 12 suplentes na Supertaça Europeia. Na Liga dos Campeões e na Liga Europa, mantêm-se os sete suplentes na ficha de jogo, sendo que apenas na final são permitidos 12.
A utilização de aparelhos eletrónicos pelos membros das equipas técnicas foi autorizada pela UEFA, sob a condição de contribuir para a o bem-estar e segurança dos jogadores ou por motivos técnico-táticos. Contudo, só podem ser utilizados dispositivos de pequena dimensão, como um microfone, auricular, telemóvel/smartphone, smartwatch, tablet ou portátil. O desrespeito por esta regra é punível com a expulsão da zona técnica.