Esperam sanções, por cânticos contra a Sérvia e a Macedónia do Norte. O jogador pode ser suspenso e as federações dois países multadas
Corpo do artigo
A UEFA anunciou que abriu um inquérito disciplinar por possíveis condutas racistas e/ou discriminatórias dos adeptos da Croácia e da Albânia, além do jogador albanês Mirlind Daku. Nas próximas horas será conhecido o desfecho do inquérito.
Em causa estão cânticos dos adeptos contra a Sérvia e a Macedónia do Norte. No caso de Daku, após o fim do jogo com a Croácia, pegou num megafone e incitou os adeptos do seu país com ofensas à Macedónia do Norte [ver vídeo no fim do texto].
A Sérvia, recorde-se, chegou a ameaçar deixar o torneio devido a estas ofensas e discriminação.
Esperam-se sanções, no caso das seleções na modalidade de uma multa às respetivas federações, e para Daku provavelmente uma suspensão de vários jogos.
Daku já pediu desculpa pelo sucedido: "Antes de mais, gostaria de agradecer a todos os que nos apoiaram nos bons momentos e também nos momentos difíceis do Euro'2024. Como qualquer futebolista, nesses momentos as emoções são de outro nível, só no relvado é que se pode compreender, é difícil descrever a sensação de jogar pela Albânia e por estes maravilhosos adeptos que nos dão um amor ilimitado, como é o nosso lema: 'Amar a Albânia sem limites'. Peço desculpa se ofendi alguém após o jogo contra a Croácia. Vou continuar a trabalhar com toda a equipa nos nossos sonhos. É dever de um homem pedir desculpa e sinto-me na obrigação moral e profissional de o fazer por todos aqueles que ficaram magoados."