"Tudo aponta para que o piloto não tivesse muita experiência de voo por instrumentos"
OPINIÃO - Especialista português em acidentes aéreos, o comandante Luís Garção analisou, em exclusivo para O JOGO, o acidente que provocou o desaparecimento do futebolista Emiliano Sala e do piloto David Ibbotson. Luís Garção, de 58 anos, 18.000 horas de voo, é piloto de linha aérea, piloto acrobático e investigador de acidentes com aeronaves pela USC (University of Southern California).
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Na passada segunda feira, dia 21 de janeiro, cerca das 20h30, foi dado como desaparecido, no canal da Mancha, numa viagem entre Nantes e Cardiff, um Piper Malibu, modelo PA-46-310P, com a matrícula N264DB, pilotado por David Ibbotson, transportando um passageiro famoso no mundo futebolístico: o jogador de nacionalidade argentina, Emiliano Sala, recentemente transferido do clube de Nantes para o Cardiff.
Este modelo é também um avião que requer uma pilotagem bastante precisa, por ter limitações consideráveis nas cargas aerodinâmicas e factores de forças G"s admissíveis.
Antes de mais, é importante referir que as investigações oficiais de acidentes com aeronaves têm sempre uma metodologia própria, seguindo procedimentos rigorosos, sendo apenas emitidos relatórios quando fundamentados, de onde, estando aberta uma investigação a este desaparecimento, muita da informação que rapidamente veio a público, (algo que aliás quase sempre acontece quando se trata de acidentes aeronáuticos e ainda mais quando estão envolvidas pessoas famosas) carece de confirmação e baseia-se em extrapolações dos poucos factos conhecidos, possivelmente tendo em linha de conta casos passados conhecidos, mas que podem ou não coincidir, em todo ou em parte, com os factos relativos a este desaparecimento em concreto.
Este tipo de avião monomotor é conhecido por ser rápido dentro da classe de aviões onde se insere, com algumas características que o fazem uma escolha racional, por ser também um avião com um preço de mercado muito razoável para a performance que tem. No entanto, é um modelo já antigo, com bastantes limitações, como por exemplo ser operado em más condições meteorológicas, como as que se verificavam na altura do desaparecimento.
Tudo aponta também para que o piloto, David Ibbotson, não tivesse muita experiência recente de voo por instrumentos, algo imprescindível em condições de má visibilidade e ainda mais de noite.
Por outro lado, consultando o manual de operação deste modelo concreto de Piper Malibu, tem muito poucos sistemas que permitam um voo seguro em condições de formação de gelo e/ou precipitação forte, como provavelmente se verificaram nesse início de noite e na rota deste voo. Este modelo é também um avião que requer uma pilotagem bastante precisa, por ter limitações consideráveis nas cargas aerodinâmicas e factores de forças G"s admissíveis.
No passado, vários acidentes com este tipo de avião foram atribuídos à desintegração do avião em voo, por se excederem os limites de velocidades e/ou as cargas aerodinâmicas admissíveis, após desorientação espacial por parte do piloto, quase sempre em condições meteorológicas adversas.
Contudo, nada indica, para já, que possa ser exactamente isso que se passou com este Piper em concreto, muito embora sejam credíveis os relatos referentes à pouca experiência deste piloto e não existirem dúvidas dessas condições meteorológicas adversas, na altura do voo.
O pedido de descida para uma altitude inferior poderá ter sido motivado para procurar melhores condições de visibilidade e/ou temperatura.
Perante este cenário, é pertinente questionar que razões levaram a que o voo não tivesse sido cancelado. É infelizmente frequente os pilotos menos experientes subestimarem as condições meteorológicas adversas e, por outro lado, ainda mais perante um passageiro VIP, tentarem agradar, evitando cancelar um voo. Os pilotos mais experientes repetem frequentemente a máxima, de que mais vale chegarmos 24 horas atrasados ao destino, do que 24 anos adiantados ao nosso funeral...
Contudo, acontece também com alguma frequência, as previsões, apesar de hoje em dia serem muito fiáveis, serem melhores do que a realidade que depois se vêm a verificar. O pedido de descida para uma altitude inferior poderá ter sido motivado para procurar melhores condições de visibilidade e/ou temperatura, neste caso para fugirem a um eventual acumular de gelo na estrutura do avião, mas. para já, estas são apenas duas de muitas possibilidades.
Por outro lado, o motor deste avião pode falhar com um nível de ingestão de água ou gelo considerável, como o que é provável ser encontrado em condições semelhantes às descritas na altura do desaparecimento. Uma vez parado o único motor dum qualquer Piper Malibu, o tempo de voo desde 5000 pés até uma amaragem forçada, ainda que controlada, não excederá em muito os dois minutos.
Sobre o sms do jogador evocando o estado degradado do avião, tal poderá ter sido motivado por se tratar de um avião pequeno e antigo, o que por si só, na realidade, não implica nenhum perigo, pois um avião pequeno e muito antigo, quando convenientemente mantido e se respeitadas as limitações que constam no manual de voo, é tão seguro quanto um avião grande e novo.
O facto das buscas se terem alargado a uma área muito considerável terá a ver com o facto de as condições na zona do desaparecimento se terem mantido muito dinâmicas em termos de ventos e correntes, durante a última semana, fazendo com que, por cada hora que foi passando, a área de busca e de incerteza teve necessariamente de se ir alargando.
A desistência da operação ao fim de quatro dias, após terem estado envolvidos vários meios aéreos e marítimos, terá a ver exatamente com essas condições meteorológicas reduzirem muitíssimo a possibilidade de se encontrarem vestígios do avião, assim como a possibilidade de serem encontrados sobreviventes, ao fim de tanto tempo.
Aguarda-se que seja conhecido o relatório preliminar sobre este acidente, para que seja possível conhecerem-se mais dados concretos sobre o sucedido.