Pela primeira vez na história da UEFA, um troféu é inspirado no logo da competição: uma bandeira
Corpo do artigo
O troféu da Liga das Nações foi apresentado pelo Presidente da UEFA, Aleksander eferin, no início da cerimónia do sorteio da fase de grupos da Liga das Nações, em Lausanne, Suíça.
A bandeira que representa as 55 associações nacionais que fazem parte da UEFA e que irão competir entre si num formato de promoção/relegação, apresenta-se aqui enrolada em torno do seu mastro. Apesar de ser integralmente em prata esterlina, o troféu revela no interior o vibrante padrão colorido, que é a imagem de marca da competição.
"A nossa primeira intenção era que as pessoas percebessem o que representa erguer este troféu. É aquilo que há de maior numa nação o erguer da sua bandeira. E quando virmos este troféu ser erguido, estamos a ver a bandeira de todas as nações a ser levantada, como o ponto mais alto da vitória deste torneio", explicou Hélder Pombinho, o Diretor criativo da Y&R Branding, empresa responsável pelo desenho do troféu.
De acordo com a empresa que o produziu, esta foi uma das peças mais desafiantes que já produziram: "Não é todos os dias que temos oportunidade de desenhar um troféu para um torneio desta dimensão", acrescetou Pedro Gonzalez, Managing Director da Y&R Branding.