Bernard Casoni, do US Orléans, está suspenso enquanto durar a investigação interna
Corpo do artigo
O US Orléans, da terceira divisão de França, suspendeu o treinador Bernard Casoni, por expressões racistas. A suspensão durará até serem esclarecidos os factos em investigação interna do clube.
Numa conferência de Imprensa, Casoni afirmou: "O meu papel é ajudar os jogadores a resolver os problemas, fi-lo em todos os clubes por onde passei, fi-lo com os norte-africanos! Eles não são mais estúpidos do que os norte-africanos".
Depois deste caso que foi em público, um jogador relatou um incidente num treino que agravou a situação: "Não é preciso pôr-lhes coletes, eles já são negros".
Também foi acusado de pedir ao clube para "branquear" o plantel.
Ao France Bleu Orléans, Casoni explicou-se: "A minha declaração sobre os norte-africanos na conferência de imprensa foi para dizer aos meus jogadores que eles são tão inteligentes como eles. Trabalhei lá durante seis anos, acham que sou racista? E nunca pedi para branquear o plantel, apenas quero que haja equilíbrio. Uma comunidade não deve estar sobre-representada".
Bernard Casoni já treinou em Marrocos, Catar, Tunísia, Argélia, Hungria e França, além de ter sido selecionador da Arménia.
17146150
17146144