Treinador do Rayo: "Nunca vi um jogador com o profissionalismo de Falcao"
Inigo Pérez deixou elogios para a qualidade de James Rodríguez, mas recusou revelar se o médio-ofensivo colombiano será titular no sábado, diante do Leganés
Corpo do artigo
Inigo Pérez, treinador do Rayo Vallecano, voltou a ser questionado esta sexta-feira sobre James Rodríguez, que leva apenas 20 minutos disputados na presente época, tendo sido suplente não utilizado no empate sem golos registado em casa do Girona, na quarta-feira, em jogo da sétima jornada da LaLiga.
Em antevisão à receção que o Rayo fará ao Leganés, no sábado (15h15), o técnico espanhol recusou revelar se o criativo colombiano, de 33 anos, que voltou no verão passado a Espanha, após rescindir com os brasileiros do São Paulo, será titular, mas deu a entender que, sendo um jogo em casa, poderá muito bem acontecer.
“Qualquer cenário é ideal para se ver um jogador do Rayo. No fim de semana o estádio estará cheio, mas os meus onzes são aquilo que eu vejo durante a semana. Amanhã, uma hora do jogo, saberão quem joga e não”, apontou, em conferência de imprensa.
Com base no mesmo tema, Pérez voltou a salientar a pouca utilização que James teve no Brasil – oito jogos em 2024 – para explicar os escassos minutos de que tem desfrutado desde o seu regresso ao futebol europeu.
“Se escolhi James ou se tive de o acolher? A minha obrigação é que toda a gente esteja na minha equipa. Ele foi o melhor jogador da Copa América e, no seu caso, vem de uma inatividade grande. Eu gosto dele, escolho aqueles que creio serem os melhores”, referiu.
A concluir, Pérez lembrou outro astro colombiano, também com passagem pelo FC Porto, que representou o Rayo até há bem pouco tempo, entre 2022 e 2023, deixando um enorme elogio para Radamel Falcao, que aos 39 anos joga nos compatriotas do Millonarios.
“Eu sou um treinador que tenta manter o contacto, com a mesma mentalidade, atitude e sensações de quando melhoras do que quando falhas. Já tivemos dois colombianos e nunca vi um jogador com o profissionalismo de Falcao, como treinador e como jogador. Com James, é gente que jogou na elite e que continua a ser elite, mas que é gente muito simples”, descreveu o antigo médio, de 36 anos, que passou por clubes como o Athletic Bilbau, Maiorca e Osasuna na carreira.
O Rayo Vallecano segue na nona posição da LaLiga, com nove pontos, após ter somado duas vitórias, três empates e duas derrotas até ao momento. Já o Leganés é 15.º colocado, com seis.