Treinador do Celtic acusado de sexismo após chamar "linda menina" a jornalista
Brendan Rodgers foi acusado de "sexismo vulgar" pela Scottish Feminist Network, com outra iniciativa que defende os direitos das mulheres na Escócia a exigir-lhe um pedido de desculpa
Corpo do artigo
Brendan Rodgers, treinador do Celtic, foi acusado de “sexismo vulgar” devido a um comentário que fez na direção de uma jornalista da BBC Scotland no domingo, após a vitória do atual vice-líder escocês na visita ao Motherwell (3-1), a contar para a 27.ª jornada do campeonato.
A polémica surgiu depois de o técnico, que pareceu ficar irritado com algumas das perguntas que lhe foram colocadas, ter respondido de forma enigmática à jornalista Jane Lewis: “Está a ser escrita uma história sobre este grupo, mas nós vamos escrever a nossa própria história”.
Perante esta frase, Lewis questionou Rodgers sobre o seu significado, mas o treinador norte-irlandês recusou aprofundar o tema, terminando com uma resposta condescendente que não caiu bem: “Muito bem, já acabámos? Muito bem, linda menina, muito bem”.
Apesar de a jornalista em questão não ter comentado o tema, a resposta de Rodgers motivou desde logo uma reação condenatória por parte da “Scottish Feminist Network”.
“Ela estava simplesmente a fazer o seu trabalho, tentando obter uma explicação de Brendan Rodgers para o seu comentário enigmático. O facto de a atitude preferida ter sido a condescendência é bastante revelador, mas isto é realmente deprimente em 2024. Pensávamos que os dinossauros estavam extintos”, comentou uma porta-voz da organização, que defende os direitos das mulheres na Escócia.
Também as ativistas do “For Women Scotland” reprovaram o comentário do treinador, exigindo-lhe um pedido de desculpa.