Perante alguns comentários de jornalistas acerca de erros cometidos pelo seu guarda-redes, Albert Riera irritou-se e usou a inesquecível cabeçada e consequente expulsão de Zidane na final do Mundial'2006 para explicar como os erros fazem parte do futebol
Corpo do artigo
Albert Riera, treinador do Bordéus, irritou-se esta quinta-feira em conferência de imprensa, depois de ter sido confrontado com vários comentários sobre erros individuais da sua equipa, com especial ênfase no seu guarda-redes, Rafal Straczek, no último jogo (derrota por 2-3 com o Quevilly-Rouen).
Numa primeira fase, o técnico espanhol, que passou pelo clube francês na sua carreira de jogador, perguntou o que significava a expressão “boulettes” [almôndegas, em francês], que normalmente é utilizada para descrever um erro no futebol.
Perante a resposta, Riera ficou visivelmente chateado e usou a famosa cabeçada que Zinedine Zidane deu a Marco Materazzi na final do Mundial’2006, em que a França acabaria por ser derrotada pela Itália nas grandes penalidades, para explicar que os erros fazem parte do desporto.
“Inacreditável. Há quantos anos estás no futebol?” começou por questionar ao jornalista, prosseguindo no raciocínio: “Cometer um erro técnico, porque recebeu um passe antes de rematar e fazer golo, para mim, não é um erro. Acham que ele queria fazer aquilo? Acham que o Gaetan queria levar um cartão vermelho? Que esta noite foi um erro, tudo bem. Que ele chegou tarde, tudo bem. Em má posição, tudo bem. Mas acham que o Rafal queria sofrer golo? Que queria acabar com este grupo? Foi um acidente. Três acidente e depois o que é que faço? Na vida, entendemos as coisas de forma diferente”.
“Zinedine Zidane, o melhor jogador do mundo, o que é que ele fez no Campeonato do Mundo? Consegues lembrar-te? Foi um erro. Se tomarmos Zidane como exemplo, para mim, foi um erro terrível. Quantas vezes é que já disse que o futebol é um jogo de erros?”, sentenciou.
O Bordéus, campeão de França em seis ocasiões na sua história, vive dias bem longínquos daqueles em que lutava por títulos, tendo caído recentemente para a zona de despromoção da segunda divisão daquele país (17.º), com 18 pontos.