Histórico negativo no desempate por penáltis está a mudar. Com a Suíça a pontaria foi perfeita
Corpo do artigo
Disputar os desempates através da marca das grandes penalidades tem sido um verdadeiro pesadelo para a Inglaterra. Juntando Mundiais e Europeus, nas dez ocasiões em que foi obrigada a jogar o apuramento da marca dos 11 metros apenas por três a seleção dos Três Leões foi feliz. A última delas com a Suíça, e com pontaria perfeita, já que os cinco penáltis acabaram todos no fundo da baliza de Sommer (5-3).
Mesmo marcado pela derrota na final do Euro’2020, com a Itália e em casa, Gareth Southgate parece estar a conseguir apagar o trauma: venceu três (duas nestas competições) em quatro. E segundo os ingleses é tudo uma questão de... atitude.
“Temos jogadores com arrogância e autoconfiança. Isso vai ajudar a Inglaterra, porque por vezes estes momentos-chave e os grandes jogos podem resumir-se a esse tipo de questões”, justifica Matt Upson, ex-internacional inglês à BBC Rádio 5. Nos festejos da qualificação ante a Suíça, Alan Shearer, antigo goleador dos Três Leões, atirou: “A pressão é para os pneus.”
A Imprensa inglesa realça a atitude dos jogadores chamados a bater os penáltis diante dos helvéticos - Cole Palmer, apelidado de Cold (frio) Palmer, Bellingham, Saka, Toney e Alexander-Arnold. O extremo do Arsenal, que evitara o desaire nos 90’ ao fazer o 1-1, redimiu-se do penálti falhado no Euro’2020, mostrando personalidade, enquanto o ponta-de-lança do Brentford destacou-se pela forma pronta como rematou, sem balanço e olhando na direção de Sommer. “É a minha rotina, é o que eu faço. Há quem pense que é loucura, mas está a resultar”, atira o jogador, que já marcou 30 penáltis na carreira.