A verba encaixada pela Juve graças ao CR7 já ultrapassa largamente os 100 milhões de euros
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Para além da vertente desportiva, a exibição de Cristiano Ronaldo frente ao Atlético Madrid também teve repercussão significativa de um ponto de vista financeiro. Isto porque, graças à noite inspirada do português, consubstanciada nos três golos decisivos, os italianos, com este apuramento para os quartos de final, encaixam diretamente 10,5 milhões de euros por parte da UEFA.
A esta quantia acrescem cerca de 5,5 milhões de direitos de TV e a bilheteiras (só pela passagem de ronda), segundo avança a "Gazzetta Dello Sport", pelo que, no total, falamos de 16 milhões que o clube pode sem cerimónias agradecer a Ronaldo e à sua exibição fora de série. De acordo com a lógica, é assim acrescentada uma quantia relevante em relação ao "bolo" já reposto nos cofres do clube por parte de um atleta transferido do Real Madrid por 117 milhões de euros.
Em vendas de camisolas, por exemplo, o site "Eurocalcio News" informou já este mês que o clube averbou até agora um lucro de 65 milhões de euros só com as vendas da de Ronaldo.
Já em relação a patrocínios, a Adidas reconheceu o excelente ano de 2018 da Juventus através da oferta de um bónus de 15 milhões ao clube quando foi renegociado um novo contrato que aumenta de 26 para 51 milhões a quantia anual a pagar pela marca desportiva. E Ronaldo não será alheio à satisfação da marca alemã, pelo contrário - ninguém duvida que a visibilidade da marca cresceu exponencialmente desde a chegada do CR7.
Já o "Il Foglio" fala em 15 milhões a mais ganhos pelo clube em bilheteira graças ao efeito Ronaldo. Já sem falar noutros contratos publicitários não especificados, que foram (ou vão ser) renegociados graças à presença do português no plantel. O que, sem grande margem de erro, permite afirmar que a Juventus já embolsou mais de 117 milhões graças a Cristiano. E o carrossel ainda agora começou...
Por outro lado, nem todas as receitas proporcionadas à Juventus por Ronaldo são visíveis a olho nu. Aliás, tão ou mais importante do que os encaixes diretos é o efeito financeiro obtido a longo prazo, nomeadamente a nível do valor da marca, em crescendo após a contratação do português.
"Assistimos a uma bola de neve que faz crescer todo o negócio. O aumento do valor da marca é sobretudo nas próximas épocas que se vai ver. Com Ronaldo há um efeito "cluster" que apanha tudo o que está à volta", explica Camilo Lourenço em declarações a O JOGO.
Este especialista da área económica exemplifica com o crescimento das receitas de direitos da TV, mas também com o aumento dos cachês nos torneios de verão, por exemplo. E o poder de argumentação do clube nas negociações de contratos de patrocínio também passa a ser outro.
"Quando, numa negociação, a Juventus põe em cima da mesa o nome de Ronaldo, o poder de argumentação passa logo a ser outro", explica Lourenço, assinalando depois outra alavancagem proporcionada pelos feitos desportivos do CR7: "A maioria das pessoas nem repara, mas a verdade é que o próprio valor de mercado dos outros jogadores do plantel cresce em paralelo com o de Cristiano. É toda a equipa e plantel que ganham com a sua qualidade."