Tradição com mais de 100 anos leva vencedor da Taça dos Países Baixos a vestir robe verde
O Go Ahead Eagles conquistou a taça neerlandesa e a indumentária dos jogadores durante os festejos suscitou dúvidas
Corpo do artigo
Na segunda-feira disputou-se a final da Taça dos Países Baixos, entre Go Ahead Eagles e AZ Alkmaar, e o emblema de Deventer venceu nas penalidades e conquistou pela primeira vez o troféu, em 92 anos de história. Muitos adeptos estranharam que, durante os festejos, os jogadores do clube vencedor tenham vestido robes verdes, mas a explicação remonta a uma tradição com mais de 100 anos.
Em 1912, o selecionador neerlandês Kees van Hasselt facultou aos jogadores das duas equipas um roupão para se protegerem do frio, enquanto esperavam pela cerimónia de entrega do troféu. A ação acabou por se repetir nas edições que se seguiram da Taça KNVB.
Com a chegada da Amstel, uma cervejaria neerlandesa, como patrocinadora, estabeleceu-se que os vencedores usariam um traje vermelho com o nome da marca na parte de trás.
Em 2011, a tradição voltou a mudar quando o Comité do Código da Publicidade removeu o nome da empresa. Recentemente, a tradição do vermelho foi alterada pelo atual verde, mais uma vez devido à fabricante de cerveja.