"Tenho acompanhado os jogos do Bétis e o Rui Silva está a mostrar nível para voltar à Seleção"
Domingos Duarte valoriza momento de Rui Silva no Bétis, guarda-redes em altas e seu antigo companheiro no Granada. Fala das qualidades que já pontuam uma admiração inequívoca em La Liga
Corpo do artigo
Aos 30 anos, Rui Silva vive a melhor fase da sua carreira em Espanha, titularíssimo no Bétis, já com 27 jogos na corrente temporada e brilhantismo exibido em inúmeros jogos, com oito clean sheets em La Liga. O guarda-redes que se iniciou no Maia e se destacou em Portugal no Nacional esteve em foco na última jornada com tripla defesa a Morata, no seguimento de um penálti favorável ao Atlético Madrid.
Na Andaluzia já contabiliza a sua oitava temporada no futebol espanhol, passando por Granada e Bétis, tendo já 133 jogos em La Liga e um saldo favorável com 56 vitórias, 29 empates e 48 derrotas.
No Granada, onde esteve numa subida, o guarda-redes, teve a companhia do central Domingos Duarte durante duas épocas na divisão maior, defrontando ainda Messi no Barcelona e ajudando os granadinos até num 7.º lugar em 2019/20. O antigo defesa do Sporting, agora a atuar no Getafe, ficou com grande intimidade com Rui Silva e destacou o momento do antigo companheiro no Bétis, até por procurar ganhar assento nas escolhas de Roberto Martínez.
"Já sabia que o Rui era guarda-redes para outros patamares, mesmo com todo o respeito ao Granada e grandes anos lá vividos. Vê-se no nível de profissionalismo e na vontade de melhorar em cada treino. Quando chegávamos ao jogo o nível dele era sempre ou quase sempre muito bom", relembra o defesa, que dividiu campo em 74 ocasiões com o homem que defende a baliza dos verdiblancos.
"Uma equipa/defesa funciona muito melhor quando tem um guarda-redes que te dá confiança, que sabes ser capaz de em momentos chave vai manter a baliza a zeros. O Rui é esse perfeito exemplo. Começou muito bem na 2.ª Divisão, ganhou o prémio Zamora e, depois, tanto em La Liga como na Liga Europa exibe sempre alto rendimento. Em Espanha é conhecido pela sua competência máxima", elogia o central, vincando apreço por um guarda-redes que esteve no Europeu'2020 sem minutos e que fez um único jogo por Portugal, um amigável contra Israel em 2021.
O Bétis tem ajudado na valorização da sua carreira. "Tenho acompanhado os jogos do Bétis e o Rui está a mostrar nível para voltar à Seleção. Tem tido a oportunidade de jogar todos os jogos ou quase todos e, isso, dá-lhe uma confiança enorme que se nota em cada jogo. Isso é muito importante para qualquer um", enaltece Domingos Duarte, recuando ao tempo conjunto no Granada e a um comportamento mais peculiar.
"Com o mister Diego Martínez tínhamos sempre uma mini sessão de meditação antes dos jogos, nas quais o Rui era um espetador muito sério. Por vezes até se ouvia o seu respirar profundo na sala... ao qual eu já estava habituado. Quando tínhamos estágio ficávamos no mesmo quarto e para dormir não era fácil, porque quando ligava a mota…", brinca.