Valência e Osasuna precisaram de prolongamento para eliminar adversários de escalões inferiores
Corpo do artigo
O Tenerife foi a única equipa secundária a afastar um primodivisionário da Taça do Rei de Espanha, ao receber e bater o Las Palmas por 2-0, no dérbi canário dos 16 avos de final.
O conjunto da Liga2 impôs-se com dois golos madrugadores, apontados por José Amo, aos quatro minutos, e Cruz Liusmi, aos 21, sendo que o marcador do primeiro tento acabou expulso, aos 62, tal como o forasteiro Julián Araújo, aos 76.
Por seu lado, Valência e Osasuna precisaram de prolongamento para eliminar adversários de escalões inferiores.
A equipa valenciana chegou ao fim dos 90 minutos empatada a um golo na visita a Cartagena, último classificado da Liga 2, que se adiantou no marcador logo aos quatro minutos, pelo avançado Alfredo Ortuno, e o Valência conseguiu evitar a eliminação aos 73, por Sergi Canos.
No tempo extra, prevaleceu o golo de José Gaya, aos 106 minutos, mas a equipa do Cartagena jogou toda a segunda parte e o prolongamento com menos uma unidade, devido à expulsão de Ivan Calero, aos 45+1.
De assinalar que houve dois jogadores portugueses em campo, o lateral direito Thierry Correia, do Valência, que jogou os 120 minutos, e o avançado Umaro Embaló, ex-Benfica, que foi lançado em campo aos 107m nos locais, e render o central José Fontan.
O Osasuna também foi forçado a ir a prolongamento pelo Castellon, líder do grupo 2 do terceiro escalão, visto que o nulo persistia ao fim dos 90 minutos, mas logrou o apuramento graças ao golo do médio José Manuel Arnaiz, aos 108 minutos.