"Temos expectativas de ter, no mínimo, 18 jogos do Mundial'2030 em Portugal"
António Laranjo, responsável pela comissão de organização do Mundial'2030, refere que as expectativas são para que, pelo menos, 18 jogos do Mundial'2030 sejam realizados em solo português, seis em cada estádio
Corpo do artigo
Portugal vai organizar o Mundial'2030 juntamente com Espanha e Marrocos e as expectativas são de que sejam disputados 18 jogos, no mínimo, no nosso país: seis no Estádio do Dragão, seis no Estádio da Luz e seis no Estádio de Alvalade. A revelação é feita por António Laranjo, coordenador do comité de organiador da prova.
"Temos fundadas expectativas de ter, no mínimo, 18 jogos, seis em cada estádio. É aquilo que gostaríamos, é para isso que trabalhámos dentro da própria candidatura, esperamos que a FIFA seja sensível à qualidade dos estádios, à sua capacidade, à gestão que temos em cada um, à experiência que temos nos recintos e nas cidades com eventos deste tipo; às facilidades de mobilidade e de ligações, ferroviárias, aéreas e rodoviárias, em cada cidade. Temos todo um conjunto que nos permite ter a expectativa de que iremos ter quatro jogos da fase de grupos e um dos 16 avos de final em cada um dos estádios — cinco jogos em cada estádio consideramos ser a fasquia mínima. Uma meia-final na Luz? Porque não podemos ter mais, só por isso. Depois, em cada estádio, queremos ter oitavos de final, quartos de final e meia-final. Se calhar vai acontecer termos os "oitavos" num estádio, os "quartos" noutro e as "meias" noutro. É o que gostaríamos: como mínimo 18 partidas, seis em cada estádio. Eventualmente, temos aspirações para ir um bocadinho mais acima do que isso", referiu António Laranjo, que foi líder da comissão de organização do Euro'2004, em entrevista ao jornal Expresso.