O técnico já falecido, selecionador do escrete em 1982 e 86, e duplo vencedor da Libertadores e Intercontinental com o São Paulo, ficou à frente de Mário Zagallo e Luiz Felipe Scolari que fecharam o pódio. Jorge Jesus foi um de 40 técnicos pontuados, recolhendo um
Corpo do artigo
O Globoesporte promoveu uma votação junto de 103 treinadores, entre os quais Jesualdo Ferreira, para eleger o melhor treinador com ligação ao futebol brasileiro. E o grande vencedor foi Telê Santana, falecido em 2006 e que completaria ontem 91 anos, ao somar 158 pontos, o que lhe permitiu superar Mário Zagallo (146) e Luiz Felipe Scolari (53), respetivamente os selecionadores do Tri e do Penta do Brasil em Mundiais, que completaram o pódio.
Santana iniciou em 1969 a carreira de técnico no Fluminense, onde conquistou os dois primeiros troféus dos 20 que levantou e foi pela primeira vez campeão do Brasil em 1971 pelo Atlético Mineiro, clube que só o ano passado voltou a vencer o Brasileirão. Depois de já ter ganho um campeonato gaúcho no Grémio, tornou-se selecionador brasileiro em 1980 e comandou o escrete no Mundial de Espanha em 1982.
15045485
Uma seleção canarinha que caiu (3-2) frente à Itália antes das semifinais, mas que ainda hoje é famosa pelo futebol atrativo e onde pontificavam jogadores como Leandro, Júnior, Falcão, Cerezo, Sócrates e Zico, entre outros. Após uma passagem de sucesso pela Arábia Saudita, voltou à seleção para marcar presença no México'1986, onde voltou a não ser feliz: o escrete perdeu nos quartos de final, diante da França, no desempate por grandes penalidades, depois de, na segunda parte, Zico falhar um penálti que teria dado a qualificação.
15049118
Foi no São Paulo que Telê Santana obteve os troféus mais importantes da carreira. Entre os dez que conquistou entre 1991 e 1994, destacam-se duas Taças Libertadores e duas Taças Intercontinentais, além de um Brasileirão. Embora tenha sido escolhido por apenas 32 dos votantes como o melhor treinador, Zagallo ficou em primeiro posto para 36 eleitores, Santana recolheu mais votos na segunda posição (28-14) e igual na terceira (7) para arrecadar esta distinção não oficial.
No total, houve 40 treinadores a merecerem pelo menos um voto e um deles foi o português Jorge Jesus, tal como outros 11 técnicos. Refira-se que Jesualdo Ferreira colocou Zagallo no primeiro lugar, Carlos Alberto Parreira no segundo e Luiz Felipe Scolari no terceiro.