"Taticamente perfeita" e Xhaka como líder: um raio-x à seleção Suíça, adversária de Portugal
Adversária de Portugal, a seleção helvética derrotou (3-2) a Sérvia na última jornada da fase de grupos. Zoran Filipovic, conselheiro da federação sérvia, fez o raio-x da equipa de Murat Yakin.
Corpo do artigo
A Suíça volta a estar no caminho de Portugal, depois de se terem defrontado recentemente na Liga das Nações - vitória (4-0) em Lisboa e derrota (1-0) em Basileia. No Mundial, os helvéticos garantiram o segundo lugar no Grupo G, atrás do Brasil, depois de derrotarem a Sérvia, por 3-2, na última jornada.
Zoran Filipovic fala de uma Suíça fisicamente forte e a quem é difícil criar oportunidades para marcar, mas entende que Portugal é favorito, até porque "individualmente tem melhores jogadores"
Ainda no Catar, Zoran Filipovic, conselheiro da Sérvia para todas as seleções, fez o raio-x do adversário de Portugal. "A Suíça tem uma equipa muito boa, bem constituída fisicamente e taticamente perfeita, disciplinada e com jogadores experientes, que jogam juntos há muitos anos. Tem um meio-campo que trabalha muito e que ocupa bem os espaços quando não tem bola. É uma equipa que corre muito", alertou, em bom português, o sérvio que teve uma longa passagem por Portugal como jogador e como treinador.
Zoran Filipovic fala de uma Suíça compacta. "Defensivamente é uma equipa muito forte, com uma defesa que gosta de jogar em linha, a quem é muito difícil criar oportunidades. Mostrou isso contra o Brasil. Ofensivamente pode surpreender em contra-ataques perigosos. Joga num 4x2x3x1 e tem um fio de jogo bem implantado, com jogadores que sabem o que estão a fazer sempre que têm de recuar para defender ou quando chega a hora de atacar. É uma verdadeira equipa em todos os sentidos. É preciso ter muita atenção a esta Suíça", avisa, sem vislumbrar pontos débeis da seleção treinada por Murat Yakin "É uma equipa que vale pelo seu todo, não se pode dizer que tem pontos fracos. Defendem bem e sabem o que têm de fazer quando têm a bola."
Zoran Filipovic esteve 16 anos em Portugal, seis como jogador (Benfica e Boavista) e dez como treinador
Apesar das dificuldades que irá encontrar terça-feira, Filipovic acredita no apuramento da Seleção Nacional. "Portugal é sempre favorito, porque tem uma grande equipa e grandes jogadores. Independentemente da derrota com a Coreia do Sul, está a fazer uma boa campanha e a jogar bem. Por tudo isto, acredito que Portugal vai passar", declara, dando ainda mais uma justificação para a convicção que tem. "No aspeto individual, Portugal tem melhores jogadores."
"Xhaka é o líder da equipa"
Além de destacar um coletivo forte, Zoran Filipovic alertou para algumas individualidades. "O Xhaka [Arsenal] é um médio muito bom, o verdadeiro líder da equipa e um jogador inteligente. Tem ainda um ponta de lança muito bom, o Embolo (Mónaco), que é potente, fisicamente muito forte e perigoso. É um avançado que pode complicar, porque trabalha muito bem e gosta de ter a bola. Os centrais, Schar (Newcastle) e Akanji (Manchester City) também são muito fortes. São dois bons centrais e fisicamente bem constituídos", avisa.
15425720
15425344