Talisca recorda mentor Jorge Jesus: "O meu início no Benfica foi estrondoso"
O brasileiro lembrou que foi o treinador português que o transformou em avançado
Corpo do artigo
Anderson Talisca, jogador do Fenerbahçe, recordou o início da carreira no Benfica e o papel do então treinador das águias, Jorge Jesus, que o transformou o antigo médio em avançado.
"A minha carreira mudou muito porque eu não era um jogador de fazer golos. Comecei no Bahia como médio defensivo. Quando o Bahia me vendeu ao Benfica, o Jorge Jesus identificou essa qualidade em mim, porque tinha muita facilidade para marcar, só que jogava muito atrás. Conversou comigo e disse 'vais ser um médio ofensivo, um camisola 10. Vais jogar atrás do ponta de lança, com mobilidade e liberdade para flutuar atrás do número 9. E vais fazer algumas dinâmicas que vou pedir", recordou, em entrevista ao GloboEsporte, elogiando o mentor.
O avançado recordou também o "início estrondoso no Benfica" e o processo de adaptação. "Quando mudei de posição, pouco depois de chegar, o meu início no Benfica foi estrondoso. Era tudo novo para mim. Mas comecei a ter aquele faro pelo golo e a minha carreira mudou totalmente. Tanto que os meus números se tornaram absurdos depois da minha saída do clube", acrescentou.
Feitas as contas, nas duas épocas ao serviço do emblema da Luz, Talisca assinou 20 golos e duas assistências em 78 jogos. O registo de tentos, de resto, manteve-se no Besiktas, da Turquia, Guangzhou, da China, e Al-Nassr, da Arábia Saudita. "De então para cá, as minhas temporadas têm sido sempre com mais de 20 golos", apontou.
Cristiano Ronaldo, antigo colega de equipa no Al Nassr, e José Mourinho, treinador do Fenerbhaçe, foi outros dos portugueses que surpreenderam o brasileiro pela positiva. "As pessoas falam muito sobre a personalidade dele, mas é uma pessoa espetacular. É um treinador que é merecedor da carreira que tem", acrescentou, a propósito de Mourinho.