Marcos Braz, vice-presidente do Flamengo, comenta castigo ao avançado por tentativa de fraude num teste antidoping
Corpo do artigo
Gabriel Barbosa foi suspenso por um período de dois anos, até abril de 2025, por tentativa de fraude num controlo antidoping, no centro de treinos do Flamengo. A decisão, passível de recurso, é do Tribunal de Justiça Desportiva de Antidopagem do Brasil, que acusa Gabigol, como também é conhecido, de obstrução num teste realizado a 8 de abril de 2023.
"Ficámos muito preocupados, não contávamos com tamanha punição. Acreditava muito numa advertência até mais dura, severa. Deixar claro que o Gabriel fez o teste de sangue logo que chegou, e deu negativo. Quem quer burlar alguma coisa não faz teste de sangue. Se ele tivesse qualquer dúvida ou desconforto nisso, não iria fazer o teste. Ele fez e depois foi treinar. Como ele começou o treino, só pode fazer a sequência das análises duas horas depois. Isso demorou, o Gabriel também deu a sua contribuição para isso tudo ficar de uma maneira ácida, mas tem uma questão central: ele tirou sangue e urina e não teve absolutamente nada", disse Marcos Braz, vice-presidente do Flamengo, onde alinha o ex-jogador do Benfica.
"O atleta teve os erros dele, poderia ter amenizado algumas coisas, não o fez, mas daí ter a punição que teve... Achamos injusto", vincou mostrando confiança no recurso.
O dirigente falou com o jogador, sem revelar muitos detalhes aos jornalistas. "Já falei, e a conversa está entre eu e ele. Ele está bem dentro do possível. Continua a treinar. Sabe que o clube o defende, e não poderia ser diferente com qualquer funcionário ou jogador. Agora é esperar e ver o que vão decidir", rematou.
Segundo a Procuradoria de Justiça Desportiva, o ponta de lança desrespeitou os protocolos para a realização do teste, bem como os agentes encarregados de recolher as amostras dos jogadores do Flamengo naquele dia.
O internacional brasileiro em 18 ocasiões não quis realizar o teste antes do treino, conforme está estabelecido no regulamento, foi almoçar e só mais tarde aceitou fazer a análise à urina, que também apresentou de forma irregular, obtendo um resultado negativo.