Tom Watson foi o herói dos "black cats", que não disputam o principal escalão inglês desde 2017 e estão de volta
Corpo do artigo
O Sunderland venceu o Sheffield United este sábado por 2-1 na final do play-off de subida à Premier League, em Wembley, regressando à principal divisão inglesa pela primeira vez desde 2017.
Depois das subidas diretas do Leeds (campeão do Championship) e Burnley, foi a vez de os “black cats” festejarem, mas não sem uma boa dose de sofrimento, já que ficaram em desvantagem aos 25 minutos, com Tyrese Campbell a abrir o marcador para os “blades”.
No entanto, na segunda parte, Eliezer Mayenda fez o empate aos 76’ e Tom Watson aplicou uma reviravolta dramática aos 90’+5’.
Campeões do primeiro escalão por seis vezes, a última em 1935/36, para o Sunderland este era um regresso há muito aguardado, e até documentado numa série documental da Netflix, mas envolveu descer abaixo do Championship para poder voltar à ribalta.
O português Pedro Ribeiro, treinador adjunto do francês Régis le Bris, celebra também a promoção, enquanto o Sheffield United, que foi 20.º e último em 2023/24 na Premier League, falha o regresso imediato.
O Sheffield havia terminado a fase regular da segunda divisão na terceira posição, com 90 pontos (menos dez do que o Burnley e Leeds) e afastou o Bristol nas meias-finais do play-off (6-0 em agregado), ao passo que o Sunderland foi quarto, com 76, e precisou de prolongamento para eliminar o Coventry (3-0).
Recorde-se ainda que o Southampton, Ipswich e Leicester foram as equipas despromovidas na Premier League esta temporada.