
.
AFP
Único golo que a seleção sudanesa marcou na fase de grupos foi... na própria baliza
A primeira fase da CAN terminou com a insólita classificação do Sudão, primeira equipa da história desta prova a apurar-se sem que um único jogador seu tivesse marcado um golo. Isto porque o triunfo que deu os três pontos a esta equipa surgiu graças a um tento apontado na própria baliza: Saul Coco, no 1-0 diante da Guiné Equatorial. Nas outras duas partidas do Grupo E, o Sudão perdeu 2-0 com o Burquina Faso e 3-0 com a Argélia.
Leia também Tragédia em bar na Suíça: jogador do Metz ficou ferido com gravidade
Zaidu na rota de Moçambique
Vários jogadores de clubes portugueses estão envolvidos no Nigéria-Moçambique dos quartos de final. Seleção dos PALOP treinada pelo ex-jogador Chiquinho Conde tem seis futebolistas de clubes portugueses no plantel, precisamente metade das duas dúzias que sobreviveram à fase de grupos.
Com o fim da fase de grupos na CAN"2025, os 17 representantes de clubes portugueses ficaram reduzidos a 12, metade dos quais numa seleção de Moçambique que tem no sportinguista Geny Catamo a sua principal figura. Diogo Calila (Santa Clara), Witi (Nacional), Keyns Abdala (Chaves B), Kimiss Zavala (Marítimo sub-23) e Chamito (Académico de Viseu sub-23) são os outros elementos "portugueses" na equipa orientada por Chiquinho Conde.
Nos oitavos de final, porém, os mambas têm tarefa ciclópica pela frente: nada menos do que um duelo diante da poderosa Nigéria, seleção onde alinha o portista Zaidu e que conta com Osimhen (Galatasaray) e Lookman (Atalanta) como principais estrelas. As super águias têm sido uma das melhores equipas da prova até ao momento, somando por triunfos todos os jogos realizados.
Tarefa complicada terá também Yaya Sithole, do Tondela, que vai tentar ajudar a África do Sul a ultrapassar os Camarões, outra das potências do continente africano - uma das nove que ainda não perderam qualquer partida até ao momento.
Com o sportinguista Ousmane Diomande e o gilista Ghislain Konan no setor defensivo, a Costa do Marfim terá pela frente o Burquina Faso, enquanto o Benin (com Dokou Dodo, do Leixões) vai tentar a surpresa frente ao Egito. Do Arouca, é o defesa Amadou Danté, do Mali, que defronta a Tunísia nos oitavos.

