Novo treinador do Santos, Cléber Xavier, pode abrir portas para Tite no comando do "Peixe"
Corpo do artigo
Cléber Xavier, de 61 anos, vai suceder ao português Pedro Caixinha e será o novo treinador do Santos, faltando apenas essa confirmação por parte do clube. Clebinho, como é conhecido, terá o seu primeiro desafio como técnico principal na Vila Belmiro, depois de ter sido auxiliar de Tite durante 24 anos.
Xavier começou a carreira como treinador na formação do Internacional e Grémio. Em 2001, iniciou a parceria com Tite no "tricolor". Como adjunto, trabalhou no Grémio, São Caetano, Corinthians, Atlético Mineiro, Palmeiras, Al Ain, Internacional e Flamengo, além do período de seis anos na seleção brasileira.
No seu currículo, regista um Campeonato Gaúcho e uma Taça pelo Grémio; uma Taça Sul-Americana e um Campeonato Gaúcho pelo Internacional; dois Brasileirões, uma Taça Libertadores, um Mundial de Clubes, um Campeonato Paulista e uma Supertaça pelo Corinthians e um Campeonato Carioca, pelo Flamengo. Pela seleção brasileira, conquistou uma Copa América, em 2019, e foi ao Mundial de 2018, na Rússia, e ao Mundial de 2022, no Catar.
Agora, chega à Vila Belmiro num momento delicado para o "Peixe", que é o penúltimo classificado do campeonato brasileiro, com quatro pontos em seis jogos, apenas atrás do Sport Recife, comandado por Pepa.
Enquanto Tite decidiu fazer uma pausa na carreira para cuidar da sua saúde física e mental, recusando Santos e Corinthians, Clebinho decidiu enfrentar um novo desafio, anunciando, em outubro do ano passado, que deixaria a equipa técnica.
Os adeptos do Santos, no entanto, têm esperanças de que esta mudança pode abrir portas, no futuro, a Adenor Bachi, já que o seu filho Matheus será o adjunto principal de Cléber.