Bielorrussos isolados por três casos positivos de covid-19. Soluções no protocolo da UEFA passam por adiamento ou derrota.
Corpo do artigo
O Portugal-Bielorrússia, de apuramento para o Campeonato da Europa de Sub-21 a realizar em 2021, previsto para ontem, terça-feira à tarde na Cidade do Futebol (Oeiras), foi adiado para data ainda por designar, após surgirem três casos de covid-19 positivos nos visitantes. Portugal "arrisca", de acordo com o recém-aprovado "Protocolo de Regresso a Jogo da UEFA", vencer a partida e somar os três pontos na secretaria, sendo que outra possibilidade é o reagendamento (que pode até ser para terreno neutro).
Ao que foi possível apurar, dos 23 jogadores bielorrussos, Ilya Lukashevich, Dmitry Prishchepa e Roman Vegeri acusaram positivo nos testes realizados na segunda-feira em Portugal (após os que deram negativo na Bielorrússia nos dias 3 e 5), levando a que toda a comitiva fosse obrigada pelas autoridades de saúde a ficar em isolamento no hotel, em Lisboa.
A O JOGO, a federação de futebol da Bielorrússia remete para a UEFA uma eventual nova da data para a partida, garantindo que "não será nesta janela para os jogos de seleções". Posto isto, e como a UEFA tem dificuldade em encontrar novas datas, ganha força a possibilidade de que seja atribuída "desistência" aos bielorrussos por não se poderem apresentar a jogo. Caso a responsabilidade fosse atribuída às duas federações e não desse para reagendar, o jogo ficaria decidido por sorteio. Para já, a UEFA terá de se pronunciar com uma decisão final.
Portugal ocupa o segundo lugar do Grupo 7, com menos seis pontos que a Holanda e menos um jogo, e todos os pontos são decisivos para a seleção orientada por Rui Jorge: qualificam-se diretamente os primeiros classificados e os cinco melhores segundos dos nove grupos.
12705308
Recentemente, nas rondas preliminares da Liga dos Campeões, jogadores do Slovan Bratislava acusaram positivo em testes consecutivos nas Ilhas Faroé, antes da partida com o KÍ Klaksvík. Em caso semelhante ao que agora se verifica, o Slovan sugeriu ao abrigo dos regulamentos nova data para dois dias depois, como anunciaram os bielorrussos no site da federação, mas o jogo não se realizou e está entregue ao Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA.