A Portugal só a vitória interessava para garantir a passagem à fase final do Euro'2019.
Corpo do artigo
Portugal venceu a Escócia por 4-0, no Estádio do Bessa, e garantiu a passagem à fase final do Europeu de 2019, que se disputa na Arménia de 14 a 27 de julho.
À entrada para este jogo, as duas formações estavam empatadas com seis pontos, mas os escoceses lideravam pela diferença de golos. Portugal precisava então de vencer para garantir o primeiro lugar.
O primeiro golo surgiu aos 16 minutos, por intermédio de Mayo, na própria baliza. Umaro Embaló fez o 2-0 aos 21' e, já na segunda parte, Romário Baró (72') e João Mário (74') fixaram o resultado final.
A equipa das Quinas acaba no primeiro lugar do Grupo 6 da Ronda de Elite com nove pontos, mais três do que a Escócia. Chipre ficou na terceira posição com três pontos e a fechar a Turquia sem qualquer ponto somado.
Portugal junta-se à anfitriã Arménia, à República da Irlanda, à República Checa, à Noruega, à França e à Itália na fase final, que se realiza entre 14 e 27 de julho. O oitavo apurado sairá do embate Holanda-Espanha, do Grupo 4.
Os lusos venceram o Europeu de sub-19 em 2018 e, anteriormente, já tinham conquistado o Torneio Internacional de Juniores, em 1961, e o Europeu de sub-18, em 1994 e 1999.
Onze de Portugal: Celton Biai, João Costa, Pedro Álvaro, Gonçalo Loureiro, Nuno Tavares, Diogo Capitão, Pedro Neto, Romário Baró, Gonçalo Ramos, Tiago Dantas e Umaro Embaló.