
FPF
Equipa orientada por Hélio Sousa aproveitou da melhor forma o facto de Eslováquia e Irlanda terem empatado (1-1) no arranque do Grupo 5 da Ronda de Elite de qualificação para o Europeu da Finlândia.
Portugal entrou a vencer no grupo 5 da ronda de elite de qualificação para o Europeu de futebol de sub-19, esta quarta-feira, goleando o Kosovo, por 5-0, em jogo disputado no Estádio do Bessa, no Porto. Thierry Correia, que marcou aos 5 minutos, e José Gomes, que ampliou aos 10', começaram a construir a vantagem na primeira parte, enquanto João Filipe, aos 52', Gedson Fernandes, aos 90'+3', e Mesaque Dju, aos 90'+5', completaram a goleada.
Sabendo da importância deste primeiro jogo, num grupo em que as outras duas equipas, Eslováquia e Irlanda, empataram 1-1, a formação lusa entrou com sede de resolver cedo a contenda, e logo nos primeiros 10 minutos cimentou esse objetivo.
No primeiro lance junto às balizas, os lusos mostraram eficácia, quando na sequência de um canto, Thierry Correia mergulhou para um cabeceamento que abriu o marcador, logo aos 05 minutos.
O tento madrugador perturbou a formação kosovar, que, cinco minutos depois, deixou escapar João Filipe e permitiu-lhe fazer a assistência para o avançado José Gomes marcar 2-0.
Com a confortável vantagem, a formação nacional retirou o pé do acelerador e, apesar de manter o domínio, permitiu que o Kosovo explorasse terrenos mais avançados e esboçasse dois remates, por Lirim e Kastrati, mas sem grande perigo para o guardião Diogo Costa.
No regresso para a segunda parte, a formação portuguesa voltou a entrar mais pressionante e, em menos de seis minutos, encontrou brechas na defesa adversária, desta feita numa jogada individual de João Filipe, que terminou a iniciativa com um forte remate para o 3-0.
Tal como na etapa inicial, a formação orientada por Hélio Sousa foi abrandando o ritmo, dando por vezes a iniciativa ao adversário, para depois explorar o contra-ataque.
José Gomes e Francisco Trincão ainda tiveram, num par de ocasiões, oportunidades para ampliar a vantagem, mas acabaram por ser Gedson Fernandes e Mesaque Dju, que entraram na segunda metade, a dar corpo à goleada, já na compensação.
Portugal volta a entrar em campo no sábado, em Paços de Ferreira, para defrontar a Eslováquia, fechando a ronda a 27 de março, em Barcelos, para jogar com a Irlanda.
O vencedor do grupo assegura presença para a fase final do Campeonato da Europa, que se realiza entre 16 e 29 de junho, na Finlândia.
PORTUGAL, 5
KOSOVO, 0
Jogo no Estádio do Bessa, no Porto.
Árbitro: Anastasios Papapetrou (Grécia)
Assistência: cerca 500 espetadores.
PORTUGAL: Diogo Costa; Thierry Correia, Diogo Queirós, Diogo Leite e Rúben Vinagre; Florentino, Quina e Nuno Santos (Gedson Fernandes, 72'); João Filipe (Mesaque Dju, 60'), José Gomes (Pedro Correia, 84') e Francisco Trincão
Não utilizados: Ricardo Silva, João Oliveira, Romain Correia, Francisco Moura, Miguel Luís, Afonso Brito
Treinador: Hélio Sousa
KOSOVO: Gashi; Reqica, Kastrati, Beka e Celina; Kqiku, Nimani (Dakaj, 57') e Pajaziti; (Balaj, 79'), Limani, Lirim (Sinani, 53') e Kryeziu.
Não utilizados: Miftari, Salihu, Ademi, Nimani, Shabani
Treinador: Ramiz Krasniqi
Marcador:
1-0, Thierry Correia, 5'
2-0, José Gomes, 10'
3-0, João Filipe, 52'
4-0, Gedson Fernandes, 90'+3'
5-0, Mesaque Dju, 90'+5'
Ação disciplinar: cartão amarelo para Beka (51'), Pajaziti (69') e Kqiku (80')
