Madison Smith, neto do antigo central do Manchester United e atual treinador do Blackpool, faleceu a 18 de outubro de 2024, depois de uma noite em que ficou ao cuidado de uma ama, suspeitando-se de um crime de negligência
Corpo do artigo
Steve Bruce, treinador do Blackpool, clube da terceira divisão inglesa, quebrou esta terça-feira o silêncio depois da morte do seu neto, Madison Smith, de apenas quatro meses, em outubro do ano passado, quando estava ao cuidado de uma ama, que acabou detida e posteriormente libertada enquanto está a ser investigada por suspeitas de negligência.
Depois de cerca de um mês de luto, o antigo defesa inglês do Manchester United, de 64 anos, regressou ao comando do Blackpool, mas admitiu ao jornal The Athletic que chegou a considerar afastar-se de vez do futebol devido a esta “tragédia das tragédias”.
“Houve alturas em que pensei em não voltar. Tenho a certeza de que muitas pessoas o teriam entendido, mas o futebol deu-me às vezes um pouco de escapatória a isto tudo. Esta foi a tragédia de todas as tragédias. A qualquer pessoa que esteja a passar por este tipo de luto, estou com vocês. É horrendo que um bebé bom, novo e saudável não acorde um dia de manhã. Nunca faremos a nossa paz com isto, é agoniante”, assumiu.
Apesar dessa dor, Bruce também enalteceu o apoio que recebeu por parte do Blackpool, atual décimo classificado da League One: “Se foi uma via secundária ao luto? Possivelmente. As pessoas daqui, para quem trabalho, foram fabulosas e não as queria desiludir. Disseram-me para levar o tempo que precisasse. Eu estive fora durante um mês ou cinco semanas”.
Uma mulher foi detida e posteriormente libertada sob fiança em dezembro do ano passado, em Manchester, por suspeitas de negligência no âmbito da morte de Madison Smith, neto de Steve Bruce, de apenas quatro meses, que faleceu a 18 de outubro, após uma noite em que ficou sob o seu cuidado.
De acordo com o tabloide The Sun, a tragédia sucedeu após a filha do treinador ter contratado, juntamente com o marido e ex-futebolista Matt Smith, uma ama para cuidar do bebé enquanto dormiam na mesma residência.
Na manhã do dia 18 de outubro, após acordar, Smith deparou-se com o filho inconsciente, estando as autoridades de Manchester a investigar o telemóvel da ama, tendo por base a sua atividade nas redes sociais na mesma altura em que deveria estar a cuidar de Madison.
“Podemos confirmar que uma investigação está a decorrer e que uma mulher de cerca de 40 anos foi detida sob suspeita de negligência infantil. Ela foi questionada e libertada sob fiança enquanto se aguardam novas investigações”, declarou em dezembro um porta-voz da polícia local.
O funeral de Madison decorreu no dia 29 de outubro, tendo Steve Bruce agradecido desde aí, através de comunicado, todo o apoio que a comunidade de futebol lhe tem demonstrado e à sua família.